Encontro discute temas relacionados à pesquisa e internacionalização das universidades nas Américas

06/03/2018

Na fotografia, o pró-reitor da UFV é o quarto da esq. para dir., na primeira fileira

Representantes acadêmicos e governamentais de 17 países das Américas estiveram reunidos, em Washington, nos Estados Unidos, na última semana de fevereiro, para participar do 6º Seminário de Internacionalização Universitária promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O evento teve como título Novas Fronteiras para a Cooperação Interaméricas e contou com a participação do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFV, Luiz Alexandre Peternelli.

Como representante da UFV no evento, Peternelli afirmou que o envolvimento das universidades nas pesquisas de interesse mútuo é uma tendência cada vez maior em um mundo globalizado. Nesse sentido, conhecer as necessidades dos diferentes países membros da OEA e direcionar as pesquisas em temas de interesse desses países é crucial para a prospecção de oportunidades, mobilidade de pesquisadores e estudantes, formas de financiamento e parceiros. Ainda de acordo com o pró-reitor, nestes encontros há “a oportunidade de ouvir, debater e descobrir as oportunidades para firmar redes de instituições de ensino superior na solução de problemas e treinamento de profissionais com expertises apropriadas para atender aos interesses de seus países de origem”.

O seminário é uma parceria da OEA com o Grupo Coimbra de Universidade Brasileiras (GCUB). Nos primeiros dias do evento, representantes de diversas universidades das Américas apresentaram oportunidades de bolsa de estudo e de apoio às pesquisas de interesse em temas específicos. Além disso, ocorreram também atividades do Workshop de Trabalho do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Paec), que tem como foco apoiar estudantes graduados em nível superior das américas, mediante bolsas acadêmicas para programas de mestrado e doutorado ofertadas por universidades brasileiras associadas ao GCUB, do qual a UFV faz parte. Desde 2013, a Universidade ofereceu cerca de 67 bolsas dentre as 50 universidades participantes.

Fonte: PPG