Campus Rio Paranaiba

Emoção marca as festividades dos Formandos 2017-2

06/03/2018

Entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março de 2018 Rio Paranaíba, viveu grandes emoções com as festividades dos Formandos 2017-2. Missa e Culto foram celebrados em ação de graças aos formandos e suas familias. No campus, foram realizadas Aulas da Saudade, momento no qual discentes e docentes relembram momentos marcantes da trajetória dos formandos. Outro momento marcante foi o plantio da árvore da turma, essa árvore simboliza e marca a passagem desses estudantes pelo campus e por Rio Paranaíba, a espécie escolhida foi um Ipê Rosa.

Ponto alto das festividades, a colação de grau movimentou a cidade, foram duas sessões realizadas no dia 02 de março, uma às 17 horas, outra às 20 horas. Na primeira sessão, colaram grau os formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição. O jurador da turma foi João Pedro Garcia Nogueira (Agronomia), e a oradora foi Amanda Paula de Oliveira (Ciência e Tecnologia de Alimentos). Em seu discurso, Amanda destacou que " há mais ou menos 5 anos, ou até mais, saímos do aconchegante lar de nossa família e aterrissamos em Rio Paranaíba, cidadezinha de interior, povo receptivo, para que então pudéssemos viver o nosso tão esperado sonho de estudar numa Universidade Federal, uma das melhores do país. Nesses anos, muitas coisas aconteceram, alguns sofreram perdas de pessoas especiais, outros ganharam pessoas especiais, amadurecemos, pagar nossas contas, cozinhar, ou talvez não. Aprendemos a ser responsáveis... Enfrentamos muito mais que física, cálculo, anatomia, genética, matemática financeira... mas posso afirmar com toda certeza que hoje somos pessoas melhores, pessoas mais fortes. E agora chegou nossa hora de alçar voo."

Às 20 horas, foi a vez dos formandos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Química e Sistemas de Informação. A juradora foi Nathália Morais (Engenharia de Produção) e a oradora Janice de Oliveira (Engenharia Civil). Janice ressaltou que "hoje, estou aqui muito feliz e muito emocionada, pois vejo em minha frente pessoas que estão a dar o primeiro passo de seus novos dramas, romances e aventuras. Vocês são os meus poetas inspiradores, pois vocês escrevem os mais lindos, encantadores e promissores livros – o livro de suas próprias vidas. Livro este que começou a ser escrito desde o nascer de cada um e que agora tem um de seus mais importantes e marcantes capítulos: o dia da formatura! Dia sonhado pelos pais e conquistado por cada um de vocês dia a dia, durante os anos da graduação."

Os pais foram especialmente homenageados nas duas sessões de colação de grau. Na primeira colação, os pais da formanda do curso de Administração, Mirley Gonçalves dos Santos; Adão Pedro dos Santos e Celina Aparecida de Carvalho Santos, representaram os pais de todos os formandos. Na segunda, os pais da formanda do curso de Engenharia Civil, Júlia Valeriano de Lira Moura; Eliseu de Lira Moura e Mariley Rosane Valeriano Moura, receberam a homenagem representando os pais de todos os formandos.

Escolhido pelos Formandos 2017-2, Valdemir Diógenes da Silva foi o paraninfo da turma. Atual prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir é empresário e político, mais conhecido como “Tepira”, é natural de Rio Paranaíba. Iniciou sua trajetória politica aos 32 anos, em 2000, quando foi eleito vereador. Valdemir era vice-prefeito, na gestão do prefeito Jaime Silva, e participou, em 2006, das negociações para a instalação do Campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba.

Rejane Nascentes, Diretora-Geral do Campus UFV-Rio Paranaíba, iniciou seu discurso destacando a enorme satisfação de entregar para a sociedade 118 formandos. Segundo Rejane, a colação de grau "vem coroar as trajetórias acadêmicas dos alunos que depois de tanto esforço, sacrifícios, dedicação e empenho conseguiram concluir a sua tão esperada graduação." A diretora tambem se dirigiu, especialmente, aos pais dos formandos e, ainda, agradeceu toda a comunidade acadêmica pois, para Rejane, "só existe formatura porque diversas pessaoas trabalham para isso, porque toda a engrenagem da Univesidade funciona todos os dias através da dedicação de várias pessoas."

Encerrando as duas sessões de colação de grau, a Magnífica Reitora, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, saudou os pais dos formandos, suas famílias, toda a comunidade acadêmica e destacou, de forma especial, a importante participação do paraninfo, Valdemir Diogenes, juntamente com o Prefeito Jaime Silva (em memória), na implantação do campus em Rio Paraníba. Professora Nilda, emocionada, saudou a formanda Lígia Martins (Sistemas de Informação) filha do jornalista José Paulo Martins (em memória) que, segundo a reitora, foi um dos servidores mais dedicados que a UFV já teve.

Um Baile de Gala encerrou, no dia 03 de março, em grande estilo, as festividades de formatura de dos Formandos 2017-2.  Mais fotos, clique aqui.

Fotos: Thamires Sousa | Texto: Kerly Oliveira
Divulgação Institucional Campus Rio Paranaíba