UFV inicia semestre letivo de 2018

02/03/2018

.

Os três campi da UFV iniciarão o primeiro semestre letivo de 2018 nesta segunda-feira (5). Eles receberão cerca de 22 mil estudantes, dentre aproximadamente 3.800 calouros, 15 mil graduandos e 3 mil pós-graduandos, em 68 cursos de graduação e 48 de pós-graduação stricto sensu. As aulas irão até o dia 7 de julho.

Programa Primeiro Ano

Para orientar e facilitar a integração daqueles que estão ingressando no ensino superior, vale lembrar que a Universidade disponibiliza o site www.primeiroano.ufv.br, com diversas informações sobre o funcionamento da instituição – como o calendário do semestre letivo, os locais de aula, os espaços de estudo e os sistemas Sapiens e de avaliação acadêmica. A iniciativa faz parte do Programa Primeiro Ano, que também tem o objetivo de reduzir a evasão observada nos dois primeiros semestres dos cursos de graduação, comum em todas as universidades

Ainda para os novatos, é importante destacar que, de acordo com a Resolução Consu nº 18/2006, é proibida a prática de trotes e de quaisquer atos assemelhados a pretexto de recepção dos novos estudantes. Em Viçosa, os autores, coautores e cúmplices de trote em vias públicas também estão sujeitos a pagamentos de multas, de acordo com a lei municipal nº 2.459/2015, aprovada pelos vereadores. No campus e na cidade, denúncias de qualquer situação de constrangimento ou violência devem ser realizadas pelo telefone (31) 3899-4000.