IPC-Viçosa registra tradicional reajuste de preços no mês de janeiro

26/02/2018

.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa, calculado pelo Departamento de Economia (DEE), registrou inflação de 1,18% em janeiro, valor superior ao verificado em dezembro (0,57%), indicando aceleração dos preços para o consumidor em Viçosa.

A cesta básica também apresentou elevação considerável em janeiro (8,48%), chegando ao valor de R$ 323,82, ou seja, R$25,31 mais cara em comparação ao mês anterior, cujo custo havia sido de R$298,51. Os sete grupos que compõem o IPC-Viçosa tiveram as seguintes variações: Saúde e Cuidados Pessoais (4,94%); Educação e Despesas Pessoais (2,47%); Transporte e Comunicação (2,59%); Alimentação (0,67%); Vestuário (0,29%); Habitação (-0,65%) e Artigos de Residência (-5,51%). Entre os conjuntos, os dois maiores impactos foram verificados para os grupos Saúde e Cuidados Pessoais e Transporte e Comunicação.

Ainda de acordo com a pesquisa, a inflação no mês de janeiro em Viçosa é tradicionalmente alta, pois concentra despesas no orçamento das famílias que são, normalmente, reajustadas nesse período, como é o caso das mensalidades escolares, além do impacto referente ao aumento de preços dos serviços devido ao reajuste do salário-mínimo. Entretanto, em comparação a janeiro de 2016 e de 2017, os preços deste ano tiveram elevação comparativamente menor, uma vez que nos anos referidos, o IPC-Viçosa havia registrado inflação de, respectivamente, 4,46% e 1,67%.

O DEE acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

O boletim deste mês pode ser conferido no arquivo anexo. As séries históricas e boletins anteriores do IPC-Viçosa estão disponíveis na página do DEE.

Fonte: IPC-Viçosa