UFV realiza formatura dos estudantes dos centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas

29/01/2018

Os formandos comemoraram a conquista do diploma no Espaço Multiuso

Os anos de estudos, dedicação e de amizades construídas foram celebrados, na última sexta-feira (26), pelos cerca de 360 formandos dos Centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE), com a realização da Sessão Solene de Colação de Grau. Assim como a da semana anterior, a formatura aconteceu no Espaço Multiuso, do campus Viçosa, e reuniu grande número de familiares e amigos dos novos profissionais.

A emoção e a alegria da segunda turma de graduandos do janeiro de 2018 e de seus convidados foram registradas no vídeo, que pode ser conferido abaixo.

Durante a solenidade, os formandos repetiram o juramento profissional conduzido por Tatiane Freitas Horta Trindade e ouviram o discurso do orador Matheus Amorim Calliman, ambos do curso de Agronomia. Matheus lembrou dos amigos da graduação “como em nenhum lugar vai existir” e das amizades que serão levadas para a vida “e que só Viçosa pode construir.” Disse também que, em meio a tantas transformações desde que chegaram à Universidade, o que mais o surpreendeu foi o quanto conseguiram crescer, amadurecer e aprender.

Como paraninfo dos formandos, o professor aposentado do Departamento de Física da Universidade e ex-pró-reitor de Ensino Vicente Lelis deu o primeiro conselho aos novos profissionais. Baseado nas palavras do monge beneditino Beda, ele recomendou que os formandos não se esqueçam de ensinar o que sabem, praticar o que ensinam e perguntar o que ignoram. A essas orientações, o paraninfo acrescentou: “façam o que lhes faz bem e de que gostem”.

Homenageado com uma placa pela estudante do curso de Engenharia de Produção Sâmia Gabriela Gomes Ribeiro, Vicente Lelis desejou ainda que os graduandos inspirem-se “em profissionais exemplares com atitudes moral e ética” e “sejam apaixonados pelas profissões que escolheram”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que também foi homenageada pelos formandos, agradeceu aos pais dos novos profissionais a confiança depositada na UFV e desejou que os graduados "façam história", sejam éticos, levem com “muita honra o nome da Universidade” por onde passarem e “que sejam felizes, mas sobretudo façam muitas pessoas felizes”.

Mais homenagens

O homenageado geral, o técnico da Divisão de Alimentação da UFV Valmir Lage, recebeu uma placa das mãos de Clara Glória de Oliveira Baldi, do curso de Agronomia . Já a placa da representante dos pais dos formandos, Reinaldo Costa e Rosemary da Silva Costa, foi entregue pela filha Giselle Priscila Costa, do curso de Zootecnia.

O engenheiro de produção Gabriel Vidon Garcia de Paula obteve o melhor desempenho acadêmico entre os formandos e conquistou a medalha de ouro Presidente Bernardes. Outros 12 estudantes, que se destacaram em seus cursos, receberam medalhas de prata: Lucas Botelho Nogueira Figueira (Agronegócio), Wemerson Mendonça Rezende (Agronomia), Arthur Freitas Gomes (Engenharia Agrícola e Ambiental), Luiz Henrique Elias Cosimo (Engenharia Florestal), Felipe de Paiva Provazi (Zootecnia), Arthur Zanuti Franklin (Arquitetura e Urbanismo), Matheus Sales Alves (Engenharia Ambiental), Ana Carolina Pelegrini Guimarães (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica), Maurício Fiene Netto (Engenheiro Civil), Pedro Henrique Gonçalves Rigueira Pinheiro Castro (Engenharia Elétrica), Gustavo Rosado de Andrade (Engenharia de Produção) e Ellen Maria Santana (Engenharia Química).

Todas as fotografias da Sessão Solene estão disponíveis em:
goo.gl/j4cKxg

Fotos: Daniel Sotto Maior