Notícias

Pesquisa desenvolvida na UFV traz avanços no estudo do milho e é publicada na PlosOne

12/01/2018

Vegetal mais importante na economia do planeta, o milho é, também, fundamental para a alimentação humana – sendo dois terços da produção mundial destinados à criação de aves e suínos. Não por acaso, portanto, ocupa ainda a primeira colocação no ranking das plantas mais estudadas pela ciência. Pois um trabalho desenvolvido por pesquisadores da UFV trouxe novidades importantes sobre a quantificação do seu genoma, tendo sido publicado na destacada revista científica PlosOne.

O artigo Updating the maize karyotype by chromosome DNA sizing tem como autores a estudante de doutorado em Genética e Melhoramento da UFV Jéssica Coutinho Silva, além de seu orientador, o professor Carlos Roberto Carvalho, e, ainda, o professor Wellington Ronildo Clarindo. O objetivo deles era atualizar o cariótipo (conjunto cromossômico, 2n=20) da espécie Z mays L. em termos da quantificação de DNA existente em cada um dos dez cromossomos de seu genoma. “Já se sabia, em outros trabalhos, a medida geral, além de uma média aproximada. Agora, com a associação e refinamento das metodologias citogenéticas, citometria de imagem e de fluxo, avançamos ao obtermos uma quantificação do conteúdo de DNA em picogramas de cada cromossomo, auxiliando não apenas na sua identificação, mas, também, gerando dados importantes para análises de sequenciamento”, explica o professor Carvalho.

A associação das metodologias empregadas nessa pesquisa vem sendo desenvolvida há quinze anos no Laboratório de Citogenética e Citometria da UFV. “Até então, as abordagens citogenéticas se restringiam basicamente à descrição morfológica dos cromossomos. A partir de agora, acrescentamos a esta a quantificação do DNA de cada cromossomo como um novo parâmetro”, destaca o professor. Com isso, segundo o pesquisador, também será possível auxiliar no sequenciamento de genomas tomando-se como referência o valor do DNA cromossômico, propiciando novos avanços nesse tipo de estudo em milho e em outras plantas.

Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Eventos

Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial