Pesquisadores são premiados em evento nacional de fabricantes de tintas

19/12/2017

Da esquerda para a direita: Armanda Júlio, professor Márcio José e Diêgo Chave

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes do Departamento de Química (DEQ) da UFV ficaram entre os primeiros colocados do Prêmio Abrafati de Ciências em Tintas, promovido anualmente pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Na 18ª edição, três trabalhos, considerados de alto nível técnico, garantiram o terceiro lugar aos pesquisadores.

O prêmio foi entregue no último dia 6 de dezembro e foi concedido aos autores das publicações, nas quais se destacaram questões relativas à sustentabilidade. Os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica Diêgo Morais Chaves e Armanda Aparecida Júlio, sob a orientação do professor Márcio José da Silva, foram premiados com um estudo sobre um processo catalítico inédito para produção do carbonato de glicerol, o qual está sendo desenvolvido no Laboratório de Catálise do DEQ.

O carbonato de glicerol é um solvente verde com grande potencial para ser aplicado na produção de tintas e vernizes. Entretanto, segundo os autores, é necessária a aplicação de catalisadores para maior eficiência em sua produção, além da minimização de resíduos.

Segundo Diêgo, “o prêmio demonstra que o grupo de pesquisa em catálise caminha na direção certa rumo à sustentabilidade, desenvolvendo catalisadores eficientes para a transformação de derivados da biomassa em solventes verdes”. Com isso, complementa o doutorando, um dos objetivos da Abrafati, o de promover estudos e pesquisas relacionados a tintas e disseminar conhecimento dentro e fora da cadeia produtiva, “é notavelmente cumprido, o que impacta diretamente no aprimoramento em tecnologias nacionais”.

No ano passado, outro trabalho produzido no DEQ também foi um dos premiados: o estudante de graduação em Engenharia Química Carlos Henrique Furtado da Cunha ficou em segundo lugar com a publicação Síntese direta de metil isobutil cetona (MIBK) a partir de isopropanol em catálise heterogênea.