Duas teses da UFV estão entre as melhores do país e são premiadas pela Capes

12/12/2017

A UFV esteve entre as instituições representadas, em Brasília (DF), no dia 7 de dezembro, quando foi entregue o Prêmio Capes de Tese 2017 aos melhores trabalhos de doutorado do país. Conforme já havia sido noticiado, em outubro, no site da Universidade, as teses Essays on Energy and Climate Change e Epigenetic mechanisms involved in the interaction between diet and the expression of inflammation-related genes, defendidas ano passado na instituição, foram vencedoras do Prêmio concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A primeira, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA), tem como autor o professor da UFV Ian Michael Trotter (Departamento de Economia Rural). Ele foi orientado por José Gustavo Féres, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e professor do PPGEA. A segunda tese, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição, é de autoria do professor José Luiz Marques Rocha, da Universidade Federal do Espírito Santo, orientado pela professora Josefina Bressan (Departamento de Nutrição e Saúde).

Para José Luiz, a premiação “é o reconhecimento do empenho de uma equipe obstinada em sempre fazer o melhor, e representa o amadurecimento científico pessoal e do programa de pós-graduação em Ciência da Nutrição-UFV, conquistado com muita dedicação e trabalho”. Ele afirma que o prêmio será sempre um dos maiores orgulhos de sua vida acadêmica e que espera “usá-lo como ânimo para continuar desenvolvendo pesquisas de qualidade no Brasil."

Prêmio Capes
Criado em 2005, o Prêmio Capes premia as melhores teses em 49 áreas do conhecimento. Três trabalhos agrupados por grande área são escolhidos como os melhores do ano. A premiação consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor do trabalho; auxílio de participação em congresso nacional para o orientador; distinção outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que a tese foi defendida. Outras informações sobre a cerimônia deste ano estão no site da Capes.

Nas fotos, registros de José Luiz Rocha com sua orientadora, Josefina Bressan, e de Ian Trotter.

Adriana Passos