Reencontro de ex-alunos celebra amizades construídas na UFV

11/12/2017

O homenageado Flávio Couto com a reitora Nilda Soares

A 82ª Sessão Solene de Entrega da Medalha Permanente da Ordem do Mérito do Ex-Aluno deste ano agraciou Flávio Augusto D’araújo Couto, engenheiro agrônomo, ex-aluno e ex-professor da UFV. A tradicional cerimônia de reencontros aconteceu na noite do sábado (9), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, onde histórias do período de graduação, nomes de turmas e apelidos foram lembrados, e os Diplomas Comemorativos dos Jubileus de Brilhante (75 anos), Vinho (70), Diamante (60), Ametista (55), Ouro (50) e Prata (25) foram entregues aos ex-alunos presentes.

Nascido na cidade do Porto, em Portugal, o homenageado da noite cresceu em Niterói (RJ), e formou-se pela antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav) em 1947. Flávio Couto naturalizou-se brasileiro em 1949, e possui um extenso currículo de serviços prestados à agricultura brasileira. Foi professor da UFV, de 1951 a 1971, e o orientador da primeira tese de mestrado defendida no Brasil, em 1961.

A Medalha Permanente da Ordem do Mérito do Ex-aluno é concedida anualmente, desde 1976, àqueles que tenham contribuído para o prestígio das Ciências, das Letras ou das Artes; se destacado em sua atividade profissional; prestado serviços à Universidade, aos estados da Federação e à pátria; contribuído para o desenvolvimento científico, tecnológico ou cultural do país e participado da divulgação do conhecimento científico ou tecnológico da educação ou da cultura nacional.

O engenheiro agrônomo de 70 anos de formado, agradeceu emocionado a homenagem recebida, aos professores pelos ensinamentos que carregou pelos seus 92 anos de vida, e a sua “saudosa Amélia”, com quem teve seis filhos. Relembrou os anos de Esav como de “extrema importância na formação estudantil e profissional”, destacando a relevância e simbolismo das palavras “Agir, Estudar, Saber e Vencer”, as quais disse ter traçado como meta para o futuro enquanto graduando e carregado em toda vida profissional com orgulho junto ao nome da UFV e da cidade de Viçosa.

Durante a noite, outros ex-alunos também se manifestaram. Ernesto Carvalho Dias representou a turma dos 70 anos; Lélio Rodrigues, a turma de 60 anos; Iêda Maria Cerqueira Lobo, a turma dos 55 anos, Mateus Bressan, a turma de 50 anos, Carlos Carmo Andrade Melles, a turma de 45 anos, e Roosevelt Almado foi o porta-voz dos que completaram 25 anos de formados. Ainda houve a entrega do diploma de 75 anos de formado a Wilson Araújo, que, aos 99 anos, não pôde comparecer, mas foi representado por sua filha Elizabeth Araújo Cunha. Vale destacar que, como o ex-aluno mais antigo da UFV, Wilson concedeu uma entrevista ao Programa Memória Viva, que pode ser conferida no canal do youtube da Universidade.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares ressaltou em seu discurso que “carinho e amizade são o que une a UFV”, instituição que, segundo ela, se distingue pela formação ética e cidadã, ao formar jovens que compreendem o significado e responsabilidade cívica de se graduar em uma universidade pública. Destacou o zelo, transparência e excelência com que tudo é produzido nos três campi da Universidade, sendo enfática ao dizer que as contribuições e memória de cada um dos ex-alunos são a prova viva do sucesso da UFV.

Mais fotos da Sessão Solene podem ser conferidas neste link.

Rodrigo Cupertino - estagiário
Fotos: Daniel Sotto Maior