Universidade e Prefeitura de Viçosa estabelecem parceria para Programa Jovem de Futuro

07/12/2017

A reitora Nilda Soares durante a assinatura do convênio com o prefeito Ângelo Chequer

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares esteve, na tarde desta quarta-feira (6), no gabinete do prefeito Municipal de Viçosa, Ângelo Chequer, para assinar o convênio de parceria para o programa social Jovem de Futuro. Espera-se, com isso, uma ação interinstitucional no planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas ao programa.

O Jovem de Futuro refere-se à capacitação empreendedora de jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o coordenador do programa, Fabrício Vieira, o objetivo é despertar a vivência da cultura empreendedora e ofertar capacitação profissionalizante. Anualmente, 50 jovens participam da iniciativa e a expectativa é integrá-los ainda mais ao universo acadêmico, estimulando o contato, por exemplo, com empresas juniores e Programas de Educação Tutorial (PETs). "Há um grande potencial a ser explorado nessa relação com a UFV de modo a consolidar o empreendedorismo social na região".

O prefeito ressaltou que a oportunidade de aproximar os jovens do ambiente universitário é um fator que pode ter muita influência em seu futuro profissional, especialmente pelo fato de a UFV ser uma instituição de excelência reconhecida nacionalmente. O diretor de Relações Institucionais (RLI), professor Alair Ferreira de Freitas, informou que o programa já está formalizado como uma atividade de extensão na Universidade e que estão previstas diversas ações para 2018, como uma nova edição do evento E agora, José?, que reuniu neste ano mais de 600 jovens da comunidade viçosense. Segundo Alair, isso só está sendo possível pela gestão mais empreendedora, que propõe uma nova cultura de relacionamento entre as instituições.

Para a reitora da UFV, Viçosa tem uma grande demanda de formação das crianças e adolescentes. "A Universidade tem o papel e a missão de formar novos profissionais, sendo preciso também mostrar a realidade social aos jovens que são motivados especialmente por desafios". Na ocasião, a reitora também mencionou a finalização da obra do Centro de Referência da Unidade Ambulatorial de Saúde de Viçosa que será mais uma conquista social, por meio da parceria entre a Universidade e a Prefeitura.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Assistência Social (SMAS), Luís Eduardo Figueiredo Salgado e as colaboradores da RLI, Daniela Santana e Soraia Monteiro.

Fotos: Daniel Sotto Maior