Professora aposentada da UFV lança livro sobre vida de irmã carmelita

06/12/2017

.

A professora e pesquisadora aposentada da UFV Francis Paulina Lopes da Silva lançará, nesta sexta-feira (08), o livro Irmã Maria Tereza de Jesus: resumo da vida de uma alma amante de Jesus. O lançamento, aberto ao público, acontecerá às 19h30, no Espaço Cultural do Educandário Dom Silvério, em Cataguases (MG).

O livro é o terceiro volume da coleção Vasos de Barro e seus Tesouros, com biografias de figuras marcantes na história das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Após de ter acesso ao diário, a fotografias e a uma série de correspondências que Irmã Maria Tereza de Jesus deixou, Francis Paulina se dedicou a selecionar e organizar o material que está reunido em mais de 300 páginas. Além da autobiografia e das cartas, enriquecem a obra os depoimentos de diversas pessoas que conviveram com a religiosa.

Irmã Maria Tereza de Jesus nasceu em Mulungu, no interior do Ceará, em 1876. Seu pai era um agricultor e sua mãe cuidava dos 13 filhos. Desde cedo, a menina manifestou seu desejo de seguir a vocação religiosa. Em 1904, foi acolhida em Campos (RJ), pela fundadora da Congregação Carmelita, Madre Maria das Neves. Em 1907, fez sua profissão de fé, passando a se chamar Irmã Maria Tereza de Jesus. Dedicou sua vida a cuidar dos enfermos, dos pobres e necessitados. Missionária, ficava entre asilos, orfanatos e hospitais, sendo também catequista de crianças e jovens. Com ela, a Congregação cresceu, foram fundados diversos orfanatos, asilos, casas de caridade e escolas no país.

Francis Paulina é professora e pesquisadora aposentada da UFV, sendo docente colaboradora do Mestrado em Letras da Universidade. Dedica-se a pesquisas na área de Literatura e Espiritualidade, Poética e Estudos Culturais e Literatura e Ensino. Reside em Viçosa e participa da Fraternidade de Carmelitas Leigos.