Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas comemora 40 anos com homenagens

05/12/2017

Os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição (PPGSNP) de Plantas foi celebrado com homenagens e gratidão a todos os que contribuíram para o sucesso do Programa que tem conceito 6, de excelência, na avaliação da Capes.

Na mesa da solenidade de abertura, dia 1º de dezembro, estavam a reitora Nilda Soares, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Oliveira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Luiz Alexandre Peternelli, o coordenador do PPGSNP, Raphael Bragança, e o chefe do Departamento de Solos, Genelício Crusoé Rocha. Na plateia, vários professores e servidores que foram lembrados nominalmente pelo professor Raphael como imprescindíveis à consolidação do mestrado, criado em 1977, e depois do doutorado, em 1982. Após a abertura, alguns tiveram a oportunidade de participar de uma seção de short talks para relembrar as memórias profissionais e afetivas da participação na pós-graduação e no Departamento de Solos da UFV (DPS).

A programação contou ainda com uma palestra do professor da UFRGS, Flávio Camargo, que é presidente do 21º Congresso Internacional de Ciência do Solo que será realizado no Brasil, em 2018. A palestra foi sobre Agricultura e Ciência do Solo Brasileira: para além da produção de biomassa. As comemorações dos 40 anos do PPGSNP começaram dia 27 de novembro, com uma exposição fotográfica destacando professores, funcionários e ex-alunos e uma exposição de monolitos, que pôde ser visitada até o dia 1º de dezembro.

O PPGSNP em números

Segundo o professor Raphael Bragança, a excelência do PPPGSNP pode ser medida pelo sucesso dos pesquisadores que formou nestes 40 anos: foram 845 ex-alunos responsáveis pela defesa de 532 dissertações de mestrado e 313 teses de doutorado. “Nossos egressos são o que temos de mais importante para apresentar à sociedade brasileira como resultado de nossos esforços”, disse o coordenador. A solenidade também destacou o trabalho dos orientadores na formação dos pesquisadores e dos servidores técnico-administrativos que dão suporte aos projetos de pesquisa e dividem com os alunos experiências e habilidades.

Já ocuparam o cargo de coordenadores do PPGSNP nestes 40 anos os seguintes professores: Bairon Fernandes, Antonio Carlos Ribeiro, Liovando Marciano da Costa, Jaime Vargas de Mello, Luiz Eduardo Dias, Hugo Ruiz e Nairam Félix de Barros.

Outras fotos da solenidade de abertura estão disponíveis neste link.

Léa Medeiros
Fotos: Daniel Sotto-Maior