UFV participa de Conferência Latinoamericana e visita universidades parceiras na Colômbia

01/12/2017

Palestra para estudantes colombianos

A UFV foi a única Universidade brasileira presente na 9ª Conferencia Latinoamericana y del Caribe para la Internacionalización de la Educación Superior (Lachec), representada pelo diretor de Relações Internacionais (DRI), Vladimir Oliveira Di Iorio, e pela assistente em Relações Internacionais, Claudia Gomes de Castro. A conferência aconteceu na cidade de Medellin, na Colômbia, entre os dias 20 e 24 de novembro, onde os representantes da UFV também visitaram instituições que já são parceiras da Universidade e realizaram reuniões e apresentações de palestras para estudantes.

Eles visitaram as universidades Nacional de Colombia (Unal) e Autónoma de las Américas (UAA), campus Medellin, e estiveram em reunião com os vice-reitores e outros representantes dessas instituições. Foi verificado que a cooperação com a Unal tem sido bem desenvolvida especialmente nas áreas ligadas à Agricultura e à Medicina Veterinária e foram discutidas ações para incrementar a cooperação nas demais áreas. Já na UAA, além da Medicina Veterinária, a área de Zootecnia é a que tem proporcionado maior número de intercâmbios da Colômbia para o Brasil e há previsão de incrementos para o futuro próximo. Estão previstas ainda oportunidades na área de Administração Internacional e de Economia para estudantes da UFV, e, na área de saúde, há expectativa de cooperação maior com o campus de Pereira da UAA.

Dentro da programação do Lachec 2017, os representantes da DRI participaram de um workshop sobre oportunidades de financiamento por meio do programa Erasmus, da União Europeia, conduzida por um dos principais assistentes em Política Internacional para Educação da Comissão Europeia, Hugo Sharp. Também estiveram presentes em diversas palestras, dentre elas, um dos destaques foi a proferida por Peter Vesterbacka (foto), criador do jogo Angry Birds, que falou da importância de se conciliar o aprendizado e a ludicidade.

Além dos cursos e palestras, os representantes da UFV estabeleceram contatos para possibilidade de convênios com diversas universidades colombianas e também com a Universidade Nelson Mandela, da África do Sul.

Fonte: Diretoria de Relações Internacionais