UFV-Florestal realiza Dia de Campo para estudantes e produtores rurais

22/11/2017

Comentários técnicos dos professores do Dia de Campo

A Diretoria de Extensão e Cultura (DXT) realizou, em 10 de novembro, o Dia de Campo sobre Sistema Agrossilvipastoril. O evento contou com duas palestras, sendo uma delas com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) Viriato Mascarenhas Gonzaga e saída a campo no Sítio das Hortênsias, propriedade de Mário Teixeira, na comunidade de Ribeirão do Ouro.

A programação teve abertura com a palestra do professor da UFV-Florestal Aluizio da Costa Ribeiro intitulada “Fomento de Sistema Agrossilvipastoril para recuperação de renda do produtor rural”, realizada às 8h no Salão Nobre. A seguir, a assessora técnica do subsecretário de Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, a agrônoma Mariana Silva Araújo Marques ministrou a palestra “Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – Plano ABC”, com algumas intervenções do senhor Viriato.

Em visita a campo, havia quatro estandes (tecnicamente denominados “estações”), com demonstrações práticas e comentários técnicos, sendo eles:

1. “Arranjos e espaçamento” - Prof. Aluizio da Costa Ribeiro

2. “Manejo das pragas iniciais” - Prof. Carlos Alberto de Oliveira

3. “Solos e nutrição de plantas” - Prof. Marihus Altoé Baldotto

4. “Ambiência animal e pastagem” - Prof. Clarindo Inácio da Aparecida Queiroz

E, para encerrar a prática de campo, foram feitos comentários de Eugênio da Silva Diniz.

Conforme o professor Aluizio, participaram cerca de 60 pessoas das palestras e 100 da visita a campo, dentre estudantes da UFV-Florestal e produtores rurais da região. De acordo com o professor, a importância do evento está no envolvimento e instrução dos participantes para a implantação do sistema alternativo – agrossilvipastoril – de uso da terra.

O evento foi promovido pela Diretoria de Extensão e Cultura (DXT) da UFV-Florestal em parceria com a Prefeitura Municipal de Florestal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Florestal, o Sindicato Rural de Pará de Minas e a Seapa.

Confira, nas imagens, alguns registros do Dia de Campo feitas por Gláucia Porto.

Fernanda Pessoa
Fonte: Aluizio da Costa Ribeiro