Campus Florestal

Servidores da UFV-Florestal participam de reuniões e visitas técnicas no campus sede

20/11/2017

Reunião na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários entre servidores dos três campi da UFV

Estiveram reunidos no campus sede (em Viçosa) da Universidade Federal de Viçosa, de 6 a 8 de novembro, representantes da Diretoria de Ensino, de Assuntos Comunitários e de Extensão e Cultura/Serviço de Comunicação Institucional. Na ocasião, foram realizadas reuniões – especialmente em torno da reformulação da avaliação socioeconômica nos processos seletivos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) e da implantação da roda de terapia comunitária nos campi Viçosa e Florestal –, além de visitas técnicas.

Processo seletivo e avaliação socioeconômica

A implantação de um sistema para recebimento online dos documentos de matrícula pelas cotas e para avaliação socieconômica na solicitação de auxílios e serviços estudantis foi discutida em 7 de novembro. Para tal, reuniram-se na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários com a pró-reitora, professora Viviani Silva Lírio, servidores do Serviço de Bolsa do campus Viçosa (CAV), do Registro Escolar do CAV e da Pró-Reitoria de Ensino com a assistente social do Serviço de Bolsas do campus Rio Paranaíba (CRP) Érica Fidelis e servidores do campus Florestal (CAF): o Diretor de Assuntos Comunitários Elias Vasconcelos Rezende; a assistente social Ana Maria Cecílio, a enfermeira Elisangela Lopes e a psicóloga Flávia de Barros, ambas da Divisão de Saúde; da Diretoria de Ensino, a pedagoga Janaína Gazire e as técnicas em Assuntos educacionais Sandra Santos e Vania Gonçalves e, da Diretoria de Extensão e Cultura/Serviço de Comunicação Institucional, Gláucia Pinto e Porto.

O objetivo desse novo sistema é facilitar a avaliação das condições socioeconômicas do aluno ingresso, de forma que as informações e documentos sirvam para o serviço de cotas e para seleção de bolsas após a matricula. Tal sistema já funciona em formato online na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde a UFV pretende realizar visita técnica visando elaborar um projeto piloto para o processo da UFV-Forestal de 2019 (que já vigora em 2018) para os cursos técnicos e médio federal.

Projeto Roda de Terapia Comunitária

Dentre o conjunto de ações, houve discussões também sobre o projeto “Roda de Terapia Comunitária Interativa” do campus Viçosa e a apresentação do projeto semelhante desenvolvido no campus Florestal. Essa interação ocorreu no dia 6 de novembro com a presença de servidores da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, da assistente social do CAF Ana Maria Cecílio, a psicóloga Flávia Barros, a enfermeira Elisangela Lopes e a servidora da Diretoria de Extensão e Cultura/Serviço de Comunicação Institucional Gláucia Porto.

Visitas técnicas

Além das reuniões, houve também visitas técnicas no campus sede da UFV. Assim, no primeiro dia, Ana Maria Cecílio recebeu orientações sobre o trabalho do assistente social no Serviço de Bolsa da Pro-Reitoria de Assuntos Comunitários, ao passo que a psicóloga Flávia de Barros conheceu a Comissão do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. Já Elisangela Lopes, como enfermeira, esteve da Divisão de Saúde do CAV para conhecer o Plano de Gestão de Resíduos de Saúde.

Durante a visita a Viçosa, as servidoras da DIE Janaína Gazire, Sandra Santos e Vânia Gonçalves aproveitaram para divulgar, no dia 8 de novembro, o exame de seleção dos cursos técnicos da Cedaf/UFV-Florestal em escolas e cursinhos.

Fernanda Pessoa
Fonte: Glácia Porto