Campus Viçosa
16/11/2017
A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) divulgou, na última semana, o ranking das 55 universidades que mais incentivam o empreendedorismo no Brasil. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) ocupa a sétima posição no país. Em todo o estado, a UFV só perde para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que neste ano alcançou o segundo lugar. A primeira colocação ficou com a Universidade de São Paulo (USP).
Para se ter uma dimensão dessa classificação, entre as universidades federais, a UFV - que pontuou 5,91 - está à frente de instituições de grandes centros, como a Universidade Federal de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 5,86 e 5,64, respectivamente.
Desenvolvida em parceria com a consultoria McKinsey, a pesquisa resultou no Índice de Universidades Empreendedoras, tendo sido realizada com mais de dez mil universitários. Foram avaliados itens como cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.
Os eixos centrais do estudo foram definidos após os estudantes apontarem quais aspectos eram considerados fundamentais para que uma instituição se tornasse referência em empreendedorismo. Além disso, eles também elencaram as experiências mais relevantes para o desenvolvimento do empreendedorismo na sua formação acadêmica, e os motivos que levam os alunos a permanecerem ou saírem de suas instituições.
Confira o Top 10:
1. Universidade de São Paulo (USP) - nota 7,26
2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - nota 6,90
3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - nota 6,84
4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - nota 6,45
5. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) - nota 6,18
6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - nota 6,16
7. Universidade Federal de Viçosa (UFV) - nota 5,91
8. Universidade Federal de Brasília (UnB) - nota 5,86
9. Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - nota 5,80
10. Universidade Federal do Paraná (UFPR) - nota 5,74
O documento completo pode ser conferido no arquivo anexado.
Divulgação Institucional
ARQUIVO(S) ANEXO(S)
Institucional
IPC-Viçosa de março supera índice nacional de inflação
09/04/2025
Institucional
Divulgada portaria com calendário para escolha do diretor-geral do campus Florestal
09/04/2025
Institucional
Documentário sobre mulheres agricultoras produzido em parceria com a UFV é lançado na França
09/04/2025
Falecimento
Cleomar Marin dos Santos (1994 - 2025)
09/04/2025
IPC-Viçosa de março supera índice nacional de inflação
09/04/2025
Divulgada portaria com calendário para escolha do diretor-geral do campus Florestal
09/04/2025
Documentário sobre mulheres agricultoras produzido em parceria com a UFV é lançado na França
09/04/2025
Cleomar Marin dos Santos (1994 - 2025)
09/04/2025
DAM lança Boletim de Sustentabilidade e abre seleção de estagiários
09/04/2025