Departamento de Informática participa de trabalho premiado em Washington

08/11/2017

A professora Sabrina de Azevedo Silveira, do Departamento de Informática (DPI) do campus Viçosa, está entre os autores do artigo CALI: A novel visual model for frequent pattern mining in protein-ligand graphs, que, em outubro, recebeu o Best Student Paper Award na International IEEE Conference on BioInformatics and BioEngineering, realizada em Washington (Estados Unidos).

O trabalho, apresentado no evento pela professora da UFV, é fruto da dissertação defendida, em 2016, pela estudante Susana Medina Gordillo no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG. Sabrina Silveira foi coorientadora da pesquisa, que teve orientação da professora Raquel de Melo-Minardi (UFMG). O artigo premiado contou também com a colaboração do professor Carlos Henrique da Silveira, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e do doutorando Alexandre Victor Fassio, da UFMG.

Sobre o CALI (Complex Network-Based Analysis of Protein-Ligand Interactions), objeto da pesquisa, a professora explica que se trata de uma estratégia visual baseada em grafos, que utiliza propriedades topológicas de redes complexas para resumir e detectar padrões frequentes nas redes de interações entre proteínas e ligantes. Tais redes de interações mostram como as proteínas interagem com pequenas moléculas não proteicas através de ligações não covalentes. A compreensão dessas interações, segundo ela, “é um importante passo para prever ligantes, identificar alvos terapêuticos e também para o desenho de fármacos”.

Para mais informações sobre o CALI, acesse: http://bioinfo.dcc.ufmg.br/cali/