SIA integra ensino, pesquisa e extensão durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

26/10/2017

Ao todo, foram apresentados no SIA mais de 2 mil trabalhos

Estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação da UFV estão participando, esta semana, da oitava edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA). São mais de dois mil trabalhos apresentados oralmente ou em pôsteres. O SIA é uma ação conjunta das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), de Ensino (PRE) e de Extensão e Cultura (PEC). O evento, que tem como tema Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano, é realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A apresentação de trabalhos termina na noite de quinta-feira, 26, mas no sábado, 28, ainda haverá uma Feira do Conhecimento na Estação Hervê Cordovil, a partir das 8 horas. O evento é aberto a toda comunidade e reúne trabalhos de escolas públicas de educação básica, realizados ao longo do ano em interação a UFV.

O SIA acontece todos os anos na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no campus Viçosa e uma semana antes nos campi de Florestal e Rio Paranaíba. Nos três campi, as apresentações de trabalhos são feitas por estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação e avaliadas por pós-graduandos e os professores da UFV que também ministram minicursos abertos aos interessados. A programação do SIA pode ser acompanhada nesta página.

Nos corredores do Pavilhão de Aulas II (PBV), foi grande o entusiasmo dos participantes, avaliadores e do publico que esteve no local prestigiando as apresentações. A estudante de Arquitetura e Urbanismo Bianca Valadares Teixeira, por exemplo, investigou o padrão de expansão da área urbana nos municípios brasileiros – foi o segundo trabalho dela em dois anos. “Da última vez, trabalhei com projeto de extensão. Agora, tive a oportunidade de estudar algo que diz respeito à minha própria cidade, então também foi muito interessante”, conta ela, natural de Rio Pomba (MG). Já as graduandas em Direito Ariane Ribeiro, Ana Clara das Chagas e Joice Luiza da Paixão expuseram os resultados do Projeto Themis, iniciativa que há 13 anos oferece aulas de direito, cidadania e política em escolas de Viçosa. “É um excelente meio de integrar a universidade à comunidade, reduzindo um pouco essa distância”, comentou Joice.

Houve ainda pesquisas analisando gastos públicos no meio educacional – como os estudos apresentados pelos estudantes de Administração William Júnior Martins e Fernanda Ramos. “Inicialmente, não era tão interessada em pesquisar, já que gostava mais das práticas profissionais. Esse trabalho, meu primeiro, despertou meu entusiasmo”, observa Fernanda, logo após uma apresentação segura e precisa.

Abertura

O Simpósio de Integração Acadêmica foi aberto na segunda-feira, 23 pelo vice-reitor João Carlos Galvão, com a participação de representantes das Pro-Reitorias organizadoras do evento e dos  Centros de Ciências da UFV. Os estudantes também assistiram a uma palestra sobre Capitalismo, Ciência e Natureza: do ideário iluminista do progresso à crise ambiental contemporânea. A palestra resume a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural pelo historiador Rodrigo de Souza Ferreira.  Aproveitando o mote da matemática como instrumento do conhecimento científico, ele percorre a história universal para concluir que o meio ambiente dá sinais de exaustão, colocando em xeque as premissas de progresso do capitalismo. Para ele, a intensificação do consumo tem se mostrado incompatível com a sustentabilidade ambiental o que devera provocar novos rumos para a sobrevivência no planeta.

Fotos: Daniel Sotto Maior