Campus Rio Paranaiba

ATENÇÃO - Inscrições no TOEFL-ITP no Campus UFV Rio Paranaíba

23/10/2017

Prezados estudantes e servidores da UFV – CRP,

No próximo dia 08 de novembro, quarta-feira, será novamente ofertado na UFV – Campus Rio Paranaíba o TOEFL-ITP, que ocorrerá nos períodos da manhã, tarde e noite, nas salas PVA 234 e PVA 109.

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um teste de proficiência em língua inglesa que mede os conhecimentos e habilidades dos candidatos inscritos na referida língua estrangeira. No Brasil, há uma versão simplificada, custeada pelo Governo Federal e aplicada gratuitamente aos estudantes e servidores de Instituições de Ensino Superior (IES), que é o chamado TOEFL-ITP (Institutional Testing Program).

A versão simplificada, aplicada gratuitamente pelas universidades, apresenta as seguintes seções:

i) listening comprehension: mede a habilidade de entender inglês, incluindo diálogos curtos, conversações e apresentações, como palestras;

ii) structure and written expression: mede a habilidade de reconhecer o padrão da escrita formal; e

iii) reading: mede a habilidade de entender textos em nível de graduação.

A referida avaliação tem duração de 115 minutos e apresenta 140 questões, com uma pontuação que varia entre 310 e 677. Vale ressaltar que, que a versão simplificada e que será aplicada na UFV – Campus Rio Paranaíba, não avalia a expressão oral dos candidatos (speaking), nem a escrita de redação em língua inglesa.

Para realizar sua inscrição basta acessar o Sistema do programa Idiomas sem Fronteiras no endereço http://isfaluno.mec.gov.br/. Caso seja o seu primeiro acesso selecione a opção Solicitar Acesso para se cadastrar. Se você já efetuou o cadastro, digite CPF, Senha e selecione a opção Autenticar. Já na aba do Centro Aplicador, escolha a opção Realizar Inscrição e posteriormente selecione a demanda (Demanda1_2017), a instituição de ensino (UFV) e o campus pretendido. Agora basta escolher o melhor horário para realização da sua prova que será ofertada nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ressalta-se que serão oferecidas 80 vagas por turno, distribuídas em duas salas com 40 alunos.

Usos do TOEFL-ITP:

• Nivelamento para programas em universidades nacionais e internacionais que exigem proficiência acadêmica para cursos de graduação e pós-graduação;

• Monitoramento da aprendizagem em programas de ensino da língua inglesa;

• Certificação internacional como conclusão de cursos de inglês;

• Admissão para programas acadêmicos de curta duração em países de língua inglesa;

• Seleção em programas de residência médica;

• Admissão em programas acadêmicos de colaboração internacional;

• Programas de bolsa de estudos internacionais.

Vale lembrar ainda que o teste não reprova, apenas pontua e classifica o seu nível linguístico dentro de um parâmetro internacional.

Corra e faça já sua inscrição. Não perca essa oportunidade!

Mobilidade Acadêmica