Trabalhos de ensino, pesquisa e extensão marcam o SIA, que começa nesta segunda em Viçosa

20/10/2017

No próximo 25 de outubro, universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o pais estarão sintonizados em torno do Dia C da Ciência. O objetivo é promover uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas e a influência que têm no cotidiano. O Dia C - proposto pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - acontecerá durante a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Na UFV, a data será marcada por apresentações orais e em painéis de 1.365 trabalhos, de 2.806 participantes, no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA). Elas serão realizadas de 24 a 26 de outubro, nos campi de Viçosa e Rio Paranaíba. Durante esses dias, a comunidade acadêmica e a população das cidades onde estão os dois campi poderão conhecer de perto um pouco do que a Universidade vem pesquisando. No campus Florestal, as apresentações aconteceram nos dias 18, 19 e 21.

O SIA do campus Viçosa será aberto nesta segunda-feira (23), às 16h, no auditório da Biblioteca Central, com a palestra Capitalismo, Ciência e Natureza: do Ideário Iluminista do Progresso à Crise Ambiental Contemporânea, ministrada pelo historiador Rodrigo de Souza Ferreira, doutor em Extensão Rural pela UFV. Já as apresentações dos trabalhos acontecerão no PVB, das 10h às 12h e das 18h30 às 20h30

Com o tema Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano, o Simpósio terá um importante momento de interação com a comunidade viçosense por meio da Feira de Ciência, que ocorrerá no dia 28. Durante toda a manhã de sábado, alunos de escolas públicas da cidade mostrarão, na prática, o que aprenderam na teoria em diferentes áreas do conhecimento, inclusive com estudantes da UFV. A Feira será na Estação Hervé Cordovil, em frente à agência do Banco do Brasil.

Também durante a Semana será realizado o SIA do campus Rio Paranaíba, com uma programação que, além das apresentações de trabalhos (de 24 a 26), incluirá ainda palestras e minicursos.

Vale ressaltar que o SIA é uma ação conjunta das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Ensino, e de Extensão e Cultura. Em sua oitava edição, ele se consolida como uma atividade multicampi, ampliando sua abrangência como evento institucional. O simpósio é concebido e programado conjuntamente pelos três campi da UFV, adotando as áreas temáticas como princípio articulador das atividades acadêmicas. Os objetivos são promover e consolidar a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Na programação do evento, estão previstas também palestras, seminários, minicursos, oficinas, exposições, seminário de experiências de ensino e atividades culturais.

Todas as informações e programação podem ser conferidas em https://www3.dti.ufv.br/sia/