UFV realiza solenidade de titulação de mestres e doutores

09/10/2017

A UFV entregou títulos de mestres e doutores a 176 pós-graduados em solenidade realizada na tarde de sexta-feira (6). Os novos mestres e doutores dos Centros de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Exatas e Tecnológicas e Humanas, Letras e Artes foram prestigiados por amigos e familiares no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa.

Para a doutora em Estatística Lidiane Ferraz, que já havia concluído o mestrado na mesma área na UFV, o período de pós-graduação foi “de muito aprendizado, com noites de sonos perdidas para escrever a tese, mas o tempo de estudo na UFV foi uma das melhores coisas que aconteceram”. Agora ela comemora outra conquista: continuará na Universidade como professora, já que foi aprovada para lecionar Matemática no Colégio de Aplicação – CAp-Coluni.

A mestra em Administração Luciana Lelis afirma que a solenidade de titulação é um momento importante por permitir encontrar com os amigos e compartilhar alegrias, além de fechar uma etapa de grandes desafios. “Saímos da graduação um pouco inexperientes e o mestrado acrescentou muito para a vida da gente”, destacou.

A doutora em Meteorologia Agrícola Lívia Cristina Pinto Dias foi a oradora da turma e convidou os titulandos a relembrarem a trajetória vivida desde quando terminaram a graduação e foram motivados a ingressar na pós-graduação devido à ânsia pelo conhecimento. Ela ressaltou que todos sabiam que o caminho seria longo e exigiria sacrifícios, mas o que não sabiam era “a dimensão real da transformação pessoal e profissional que estava por vir”, como, por exemplo, aprender que “fazer pesquisa é mais do que materiais e métodos, é também saber lidar com problemas e pessoas”.

O professor Afonso Augusto Teixeira de Freitas Carvalho Lima, do Departamento de Administração e Contabilidade, para quem foi uma honra e privilégio ter sido escolhido paraninfo, disse que, como professor de pós-graduação e orientador, busca paralelamente à construção do conhecimento contribuir para a formação de cientistas e profissionais melhores do que ele em todos os aspectos possíveis. O paraninfo deixou ainda como mensagem aos titulandos um aforisma atribuído a Galileu Galilei: “nada se ensina ao homem pode-se apenas ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmo”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que os novos mestres e doutores são motivos de orgulho para UFV, instituição que na última avaliação da Capes elevou ainda mais o seu patamar de qualidade. Ela recomendou que os titulandos distribuam o conhecimento obtido na UFV nos locais em que irão exercer suas atividades profissionais, com humanização e firmeza em seus princípios e valores.

As fotografias da solenidade estão disponíveis neste link.

Sabrina Areias
Fotos: Rodrigo Cupertino, estagiário