IPC-Viçosa registra inflação e elevação do valor da cesta básica em setembro

04/10/2017

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa, calculado pelo Departamento de Economia (DEE), registrou inflação de 0,44% em setembro, valor superior ao verificado em agosto (0,41%), indicando aceleração dos preços para o consumidor. A cesta básica também apresentou elevação em setembro (0,85%), enquanto em agosto apresentou alta de 0,12%.

Dos sete grupos que compõem o IPC- Viçosa, seis tiveram variações positivas: Transporte e Comunicação (1,46%); Artigos de Residência (1,07%); Saúde e Cuidados Pessoais (0,80%); Educação e Despesas Pessoais (0,56%); Alimentação (0,32%); e Vestuário (0,10%). Apenas o grupo Habitação apresentou deflação de 0,57%.

Assim como em agosto, em setembro, o grupo que mais contribuiu para o IPC-Viçosa foi o de Transporte e Comunicação (57,5%). Essa significativa contribuição é decorrente da elevação de preços verificada no item Transporte Particular (3,76%), no qual os produtos Óleo diesel, Gasolina e Álcool tiveram seus preços médios aumentados, em respectivamente, 5,21%, 3,83% e 2,59%. O aumento no valor de tais produtos ainda reflete a elevação na alíquota dos impostos Programa Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis promovido pelo governo federal a partir de 21 de julho de 2017.

O DEE acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

O boletim deste mês pode ser conferido no arquivo anexo. As séries históricas e boletins anteriores do IPC-Viçosa estão disponíveis neste link.

Fonte: IPC-Viçosa