Notícias

Aplicativo desenvolvido na UFV ajuda interessados em utilizar energia solar

14/09/2017

No “país tropical abençoado por Deus”, nem o sol abundante durante a maior parte do ano vem sendo capaz, até o momento, de tornar a energia solar mais representativa entre as fontes disponíveis – até a fria Alemanha explora melhor esse recurso do que o Brasil. Tal panorama, porém, está se modificando, e os painéis fotovoltaicos têm se popularizado no mercado brasileiro. Mas a opção por esse recurso renovável, limpo e bem mais barato que as alternativas convencionais frequentemente esbarra na falta de informação do consumidor interessado em obtê-lo.

Pensando em simplificar esse processo, um projeto desenvolvido na Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência (Gesep), do Departamento de Engenharia Elétrica, criou um aplicativo inovador para celulares: o EStimate. Por meio do app, o usuário tem uma estimativa precisa do investimento necessário para usufruir os benefícios da energia solar – com a vantagem de fazer uma aproximação direta com as empresas fornecedoras dos equipamentos, que podem se cadastrar gratuitamente. “Há muitos aplicativos disponíveis, mas esse é o primeiro que, além de informar, também cria essa conexão entre compradores e vendedores e compara os preços”, explica o professor Heverton Pereira, idealizador da iniciativa.

Quem pretende utilizar energia fotovoltaica em casa ou na empresa precisa, no mínimo, de dois equipamentos: um painel para captação dos raios solares e um inversor, que integra a geração local à rede elétrica da concessionária, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O que for produzido em excesso alimenta o sistema, reduzindo muito a conta no final do mês ou até mesmo gerando crédito para utilização posterior. Os interessados nessa modalidade ainda devem saber a média do próprio consumo e a inclinação do telhado onde os painéis serão instalados – o que interfere na captação. Com o EStimate, é possível conhecer esse ângulo automaticamente e, após a inserção das informações sobre o consumo de energia, checar o preço do sistema e em quais lojas virtuais há os produtos disponíveis.

Além de uma fonte ecologicamente correta, a energia solar é ainda bastante interessante para o bolso do consumidor – seu custo de produção é cerca de metade da fornecida pela concessionária, por exemplo. Por isso, mas próximas atualizações, o EStimate vai oferecer um botão de análise financeira. “O usuário vai conseguir comparar os investimentos, podendo optar pelo mais vantajoso”, esclarece o professor Heverton.

O trabalho para desenvolvimento do aplicativo levou cerca de 15 meses e contou, ainda, com a participação de uma bolsista do curso e Ciência da Computação da UFV, a estudante Juliana Moreno. O projeto representou uma oportunidade para que ela pudesse programar seu primeiro app para o sistema operacional Android.

A principal expectativa dos criadores do EStimate, agora, é pelo retorno dos usuários, visando ao aperfeiçoamento do app. “A resposta do público é fundamental neste momento, para podermos fazer eventuais correções necessárias, oferecendo um aplicativo ainda mais útil a quem pretende recorrer à energia solar”, diz o professor, observando que críticas e sugestões podem ser feitas por meio do e-mail gesepufv@gmail.com.

A primeira versão do EStimate pode ser obtida gratuitamente em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.developer.gesep.estimate&hl=pt_BR.

Marcel Ângelo
Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial