Campus Florestal conquista Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2017

13/09/2017

A equipe do CAF que participou da OBAP-2017

A equipe Agrocedaf, representando o Campus UFV-Florestal (CAF/UFV), recebeu Medalha de Ouro na 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada no início deste mês, em Barbacena, MG. A equipe foi composta pelos estudantes Arthur Henrique Silva, David Rattes de Andrade Carvalho e Helder Eduardo Camargos Sena, que foram orientados pelos professores Antônio Wilson de Oliveira Malta e Donizete dos Reis Pereira. Em notas individuais, o aluno Arthur Henrique Silva obteve a maior pontuação de toda a edição, recebendo um troféu.

A OBAP é uma competição científica nacional dividida em duas fases, a primeira virtual e a segunda presencial, destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. Na edição 2017, mais de 600 equipes inscritas participaram da primeira fase. Porém, apenas 63 equipes foram classificadas para a fase presencial. A premiação contemplou as categorias de ensino subsequente e integrado ao ensino médio, sendo que a equipe do Campus UFV-Florestal concorreu apenas na última categoria.

O objetivo da A OBAP é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando suas participações em atividades de iniciação científica e colocando-os em situações desafiadoras e práticas.

A primeira participação do Campus UFV-Florestal na OBAP aconteceu em 2015, quando a equipe do CAF/UFV conquistou a Medalha de Prata, recebendo como prêmio a “Biblioteca Embrapa”, contendo diversas publicações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além desse prêmio, a equipe recebeu, entre outras quatro equipes, a Menção Honrosa, em função da elevada pontuação obtida.

Fernando Faria

Fonte: Lucas Massote e Diego França