Instituto Serrapilheira tem inscrições abertas para 1ª chamada pública de submissão de projetos

23/08/2017

Estão abertas as inscrições para a submissão de projetos da 1ª Chamada Pública do Instituto Serrapilheira. Serão aceitos projetos de pesquisa nas áreas de ciências da Computação, da Terra, ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. Os interessados têm até as 15h do dia 15 de setembro para cadastrar as propostas.

O edital é voltado para jovens doutores que tenham recebido a titulação a partir de janeiro de 2007. Os proponentes precisam estar vinculados a alguma universidade ou instituto de pesquisa no Brasil, seja como professores ou pesquisadores. Só será aceito um projeto por candidato, que pode ser tanto de ciência básica, como de ciência aplicada.

Não é permitida a participação de pesquisadores de pós-doutorado, professores substitutos ou doutorandos, e pesquisadores filiados a instituições sediadas fora do país. Os projetos devem ser conduzidos principalmente no Brasil, mas será permitida a realização de trabalhos de campo e em colaboração fora do país.

A Chamada Pública dá destaque especial à capacidade do cientista em promover a divulgação de seu projeto em uma linguagem acessível, visando à popularização da ciência. Além disso, os pesquisadores terão que justificar seus projetos com base nos seguintes temas: energia, espaço, identidade, forma, tempo, informação e matéria.

Em um primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com subvenção de até R$ 100 mil. Depois de um ano, de 10 a 12 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa. Parte desses recursos serão condicionados a políticas de diversidade, que promovam a inclusão. Os projetos devem ser encaminhados em inglês. O resultado da seleção dos 70 contemplados será divulgado até dezembro deste ano.

Os recursos aos projetos começarão a ser oferecidos aos pesquisadores em janeiro de 2018. O primeiro ciclo de apoio desta Chamada Pública do Instituto Serrapilheira será encerrado em dezembro de 2021. O edital completo, o cronograma e a lista de respostas a dúvidas comuns estão disponíveis no portal do instituto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail chamada@serrrapilheira.org.

Fonte: Instituto Serrapilheira