Notícias

Professor e egresso do Departamento de Informática vencem competição em conferência internacional

14/08/2017

Jonatas Chagas e o professor André Gustavo

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Departamento de Informática (DPI) participaram da competição Optimisation of Problems with Multiple Interdependent Components que fez parte do Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO), uma conferência internacional Qualis Capes A1. A equipe formada pelo egresso Jonatas Batista Costa das Chagas e professor André Gustavo dos Santos foi premiada.

A competição consistia em encontrar soluções para o TTP - Travelling Thief Problem, que combina os dois mais clássicos problemas de otimização combinatória. O resultado foi anunciado durante a conferência e os autores propuseram um algoritmo baseado na metaheurística Variable Neighborhood Search que resolve o problema otimizando seus componentes ora de forma independente, ora interdependente (cooperativa).

A equipe do DPI dividiu o primeiro prêmio (700AUD) com outra equipe, tendo cada uma delas encontrado respostas ainda não conhecidas para cerca de 2500 casos. O PPGCC já tem publicações nesta área, fruto da dissertação de mestrado de Matheus Roberti Ribeiro Oliveira, orientado pelo professor André. Encorajados pelo bom resultado obtido na competição, Jonatas e André estão preparando um artigo com os novos resultados obtidos para ser publicado em breve.

Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Eventos

Campus UFV - Viçosa

Campus UFV - Florestal

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial