Notícias

UFV-Florestal realiza 48ª Semana do Produtor Rural

02/08/2017

Curso de Fruticultura: aula sobre produção de mudas frutíferas

O Campus de Florestal da Universidade Federal de Viçosa realizou, de 10 a 14 de julho, a 48ª Semana do Produtor Rural. O evento é realizado desde 1969 e visa oferecer capacitação aos produtores e seus familiares, buscando promover melhoria na produtividade para o bem estar social dos que vivem no campo.

Além dos cursos de capacitação oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e servidores da UFV-Florestal, a programação incluiu o 3º Encontro de Produtores Rurais – Balaio de Saberes, a exposição de artesanato e gastronomia típica, dicas de saúde na tenda do Espaço Movimento em parceria com o Agros e a Clínica Tecnológica.

Abertura

A cerimônia de abertura da 48ª Semana do Produtor Rural foi realizada no Espaço das Tendas do evento na tarde de 10 de julho, com a presença da reitora da UFV, prefessora Nilda de Fátima Ferreira Soares; do vice-reitor, professor João Carlos Cardoso Galvão; do atual diretor geral da UFV-Florestal, professor Marco Antônio de Oliveira; dos ex-diretores geral e de Extensão e Cultura, organizadores da 48ª Semana do Produtor Rural, professor Antônio Cézar Pereira Cali e Adilson de Castro Antônio, respectivamente, e de representantes do município de Florestal e entidades parceiras, como o Senar, a Emater-MG e o IEF.

Aberto o evento, foi iniciada a programação cultural noturna ao som do Dj Suami.

Cursos

Durante a 48ª Semana do Produtor Rural, foram oferecidos 33 cursos, os quais contaram com um total de cerca de 400 participantes. O público dos cursos abrangia estudantes, produtores rurais e comunidade local, incluindo pessoas de toda faixa de renda e idade.

O produtor José Luiz Maciel, da cidade de Esmeraldas (MG), comparece à Semana do Produtor Rural pela segunda vez, repetindo o curso de Casqueamento e Ferrageamento pelo fato de considerá-lo muito proveitoso. Ele cria cavalos em sua propriedade e tem a expectativa de aprofundar nos conhecimentos sobre equinos.Fiz pela primeira e estou fazendo novamente porque é muito bom, tanto o local quanto o atendimento, tudo ótimo!”, diz José Luiz, que participou da programação cultural no dia da abertura, com a intenção de ir também nas noites seguintes.  

As estudantes de Medicina Veterinária de Bom Despacho (MG) Júlia e de Agronomia da UFV-Florestal Hadassa também fizeram o curso de Casqueamento e Ferrageamento e ambas têm propriedade com criação de cavalo. As duas relataram que nunca tiveram contato com o tema abordado e tudo era novidade, por isso, estavam adorando o curso.

De acordo com Hadassa, foi muito interessante aprender sobre morfologia e anatomia do casco. As estudantes participaram da programação cultural noturna e se mostraram satisfeitas com os shows, grastronomia típica e com a oportunidade de conhecer novas pessoas.

Empolgada com o curso de Fruticultura, Magmar do Porto Martins, de Juatuba (MG), participou da Semana do Produtor Rural pela primeira vez. Ela confessou que imaginou que o curso era superficial, no entanto, aprendeu muita coisa e com profundidade. “E agora quero voltar ao campus não só para a Semana do Produtor Rural, mas para cursar Agronomia”, diz. E ressalta sobre a experiência adquirida: “achei acolhedor, o espaço muito bom e tudo muito interessante, não só pelo curso como também pelas pessoas com quem estou tendo a oportunidade de conviver. Está sendo uma ótima experiência”. Ela considerou o evento bem organizado e diz ter sido gratificante participar, pois vai aplicar os conhecimentos adquiridos em sua propriedade e também na de seu pai.

 

Atividades Paralelas

- Clínica Tecnológica

A Clínica Tecnológica ficou disponível para os produtores e demais interessados em um espaço montado em frente ao CTA, local estratégico pelo qual os cursistas transitam para ir e retornar do almoço. O stand ficou aberto de segunda a sexta-feira, no período de 10h às 13h. No local, estavam presentes representantes da Empresa Júnior do curso de Agronomia (Consultec Jr.), do Núcleo de Estudos em Ciências Agrárias (NECA), da Empresa Júnior de Engenharia de Engenharia de Alimentos (Engaj) e do Núcleo de Estudos, Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (Nectea).

Mariana Detoni, do 7º Período de Engenharia de Alimentos estava representando a Engaj e o Nectea. Segundo ela, na parte de Alimentos, estavam sendo tiradas as dúvidas – na forma de consultoria e por meio de pesquisas – relacionadas a cinco temas principais: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Custos e Elaboração de Preços, Vendas e Marketing, Estrutura Funcional da Planta de Processamento de Alimentos e, finalmente, Legislação e Comercialização de Alimentos.

Representando a Consultec Jr. e a NECA, a estudante de Agronomia, Isadora Medina conta que a novidade foi a realização, na segunda-feira (10/07), com o apoio da professora Ana Teresa Péret Dell’Isola – também orientadora da Clínica Tecnológica – de um minicurso integrado sobre toda cadeia produtiva do leite pelos estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Administração, intitulado “Mesa Redonda Sobre Cadeia Produtiva do Leite”. No curso, a parte que coube à Agronomia foi sobre “Manejo do Gado, Alimentação e Doenças”, a parte de Engenharia de Alimentos foi a respeito “do Beneficiamento do Leite e do que pode ser produzido com esse leite, focando mais em queijo Minas padrão, na parte de processamento. Depois, o pessoal da Administração falou um pouquinho sobre Fluxo de Caixa e Marketing”, relata Isadora. Segundo ela, participaram do curso 21 pessoas, sendo que 16 excedentes não puderam fazer parte por falta de vaga.

Além disso, a turma da Agronomia, durante o funcionamento da Clínica Tecnológica, ofereceu mudas em troca de alimentos não perecíveis. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) doou 200 mudas de espécies frutíferas e paizagísticas para que a Consultec e o NECA trocassem cada uma por 1kg de alimento. Já na quarta-feira, as mudas já estavam quase no fim, com grande quantidade de alimentos arrecadados, os quais seriam doados ao Asilo de Florestal.

- Balaio de Saberes

O Balaio de Saberes, encontro de produtores e pessoas interessadas em “Agroecologia e tradições culturais”, foi realizado em 13 de julho, a partir das 8h, com apresentações culturais, troca de sementes, oficinas, instalações pedagógicas, roda de conversa e encontro de grupos de agroecologia.

O evento foi aberto com a palestra da pedagoga chilena Catherine Spinosa, que falou sobre o bambu.

- Espaço Movimento

Em todos os dias da 48ª Semana do Produtor, a partir das 12h, a Equipe do Espaço Movimento (Serviço do Agros de Atividade Física e Saúde), iniciava o atendimento aos participantes do evento e quem mais se apresentasse na tenda. Lá, as pessoas eram atendidas com aferição de pressão arterial e medidas corporais para verificação da saúde, além de receberem dicas de prevenção de doenças e melhoria da saúde e qualidade de vida.

Além do atendimento no stand, localizado em frente ao CTA, ao lado da Clínica Tecnológica, o Espaço Movimento também ofereceu uma programação com atividades físicas no período de 17h às 18h no palco do evento. Na terça-feira (11/07), houve treino funcional orientado pelo Emanuel e os estagiários do Espaço Movimento e, na quinta-feira (13/07), Zumba com a professora Cíntia Braga.

- Programação Cultural Noturna e Exposição de Artesanatos/Gastronomia Típica

A programação cultural noturna da 48ª Semana do Produtor Rural teve início após a abertura, no primeiro dia do evento, com a apresentação do Dj Suami. Nos demais dias, as atrações foram Banda Plugue, Gleidson Andrade e Banda e, finalmente, Jackson Rodrigues. No espaço do evento, eram também servidas comidas típicas do inverno e expostos artesanatos da região.

Veja, abaixo, alguns registros do evento. Para acessar o álbum completo da 48ª Semana do Produtor Rural, clique aqui.

Fernanda Pessoa
 Fotos: Fernando Faria, Israel Schutzman e Fernanda Pessoa
Serviço de Comunicação Institucional/UFV-Florestal

 

Abertura

Curso de Panificação

Clínica Tecnológica: Espaço de troca de mudas por alimentos não perecíveis

Espaço Movimento

Show de Gleidson Andrade e Banda

Espaço do Evento durante a programação cultural noturna

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial