Eventos

Campus Viçosa

Exposição leva para Semana do Fazendeiro a importância e beleza dos solos

20/07/2017

.

Quem está visitando o campus Viçosa da UFV nesta Semana do Fazendeiro pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre os solos brasileiros e entender a importância que têm. Afinal, sem eles não há agricultura, pecuária, fibras e sustento para a vida na Terra. Mas de que são feitos os solos? Como se formam? Por que são tão diferentes em cada região?

Para saber mais sobre isso e conversar diretamente com pesquisadores, basta entrar no hall do Biblioteca Central, no centro do campus universitário, onde está a exposição Solos de Minas.

A mostra reúne mais de 50 monolitos de solos, além de mapas e fotografias das regiões onde foram coletados. Monolitos são peças que misturam arte e ciência. Arte porque os perfis de solos são retirados da natureza e esculpidos com técnica apropriada para serem apresentados ao público. Ciência porque, como explica o professor Walter Abrahão, do Departamento de Solos da UFV, cada peça representa detalhes da formação daquele solo ao longo do tempo. Nos monolitos, podem ser vistas, por exemplo, raízes de árvores e caminhos de formigas contribuindo para a fertilidade daquele solo.

Além da exposição, quem for ao hall da Biblioteca também poderá conhecer o Banco de Solos de Minas Gerais, sediado na UFV. Ali, estão amostras de solos mineiros e análises que criam valores de referências para diversos elementos contidos neles. Segundo o professor Walter, os valores de referência servem para subsidiar tecnicamente intervenções em áreas contaminadas e para pesquisas nas áreas de solos.

A exposição Solos de Minas pode ser visitada até esta sexta-feira (21), das 8h às 18h.

Léa Medeiros
Divulgação Institucional