Campus Viçosa

Abertura da 88ª Semana do Fazendeiro reúne parceiros e produtores rurais

17/07/2017

A abertura oficial da 88ª Semana do Fazendeiro, que aconteceu neste domingo (16) no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, reuniu diversos parceiros do evento, bem como alguns produtores rurais. A participação tanto de empresas apoiadoras, instituições governamentais e organizações de classe dos trabalhadores marca a diversidade que caracteriza a Semana e que também está retratada no tema desta edição: Produção rural e desenvolvimento: diversidade de pessoas, técnicas e resultados.

Como tem acontecido nos últimos anos, o produtor rural e poeta Euro Parrique declamou mais um texto de sua autoria. Dessa vez, foi o poema A Criação da Semana do Fazendeiro.

O pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Clóvis Andrade Neves, fez o primeiro discurso. Ele começou sua fala mencionando que o maior valor de uma nação é a diversidade e que a UFV se destaca cada vez mais pelo respeito às diferenças. A Semana do Fazendeiro é uma prova disso, uma vez que valoriza o conhecimento de quem vive no campo e estimula o desenvolvimento social, econômico e cultural. Para o pró-reitor, a Semana do Fazendeiro só é possível pela mobilização de diferentes parcerias, importantes para o sucesso do evento.

O superintendente de Minas Gerais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio do Carmo Neves, disse que a cada edição, a organização da Semana surpreende, superando os anos anteriores. Para Antônio, o evento consegue ao mesmo tempo dar visibilidade ao agronegócio brasileiro como também cria oportunidades de capacitação. O diretor regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Hermínio Pereira Coelho, mencionou a importância da agricultura familiar, que é responsável pela maior parte dos alimentos que vão diariamente para a mesa dos brasileiros.  

O vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão resgatou a história da Semana do Fazendeiro e reforçou que a UFV é uma instituição plural e inclusiva, e que preza sempre pela troca de conhecimento.   

Também compuseram a mesa oficial as seguintes autoridades: o prefeito de Viçosa Ângelo Chequer; o representante da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Arlindo Antônio Carneiro; os diretores e representantes dos centros de ciências da UFV; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque; o gerente regional interino de Viçosa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Rui da Silva Verneque; o representante da Troca de Saberes, o agricultor Djalma Pelegrini; o representante do comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Viçosa, tenente Eliel Eloi da Costa.     

Lançamento de livro

Logo após a solenidade de abertura, foi realizado o lançamento do livro Práticas e Reflexões na Extensão Universitária, no mezanino do Centro de Vivência. O professor Clóvis Neves, um dos organizadores da publicação, enfatizou a importância da obra ter sido lançada durante a Semana do Fazendeiro.

As fotos da cerimônia e do lançamento podem ser conferidas neste link.

Fotos: Daniel Sotto Maior
Divulgação Institucional