Grupo multidisciplinar define agenda de promoção da cidadania na Universidade e no município

21/06/2017

O grupo de trabalho passará a realizar reuniões mensais

Diferentes representações da sociedade civil, instituições de ensino superior e órgãos governamentais vêm se reunindo para criar e fortalecer estratégias para a promoção da cidadania no uso dos espaços públicos. As atividades tiveram início a partir de uma demanda do Grupo Escoteiro Viçosa (GEV30), tendo sido acolhida pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) da UFV. As primeiras reuniões foram realizadas no mês de abril, na sede da PCD. O último encontro ocorreu no dia 19 de junho, na Prefeitura Municipal de Viçosa, quando foram definidas as primeiras iniciativas e ações.

Além das propostas já deliberadas, o grupo se reunirá mensalmente para discutir diferentes eixos de trabalho. Já foi organizada uma agenda de eventos: em agosto, o tema será inclusão e acessibilidade; em setembro, orgulho LGBT e setembro amarelo (campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio) e, em outubro, será realizado um fórum acadêmico sobre assistência e permanência estudantil universitária.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Comunitários (PCD) da UFV, professora Viviani Lírio, que participou de todos os encontros, o grupo é bastante diverso, formado por diferentes instituições: além da UFV, reúnem-se representantes de secretarias e conselhos municipais; da Câmara Municipal de Viçosa; do Grupo Escoteiro Viçosa (GEV 30); do Conselho Tutelar; da Univiçosa e da Faculdade de Viçosa (FDV).