Reunião Anual da SBPC acontece em julho com apoio da UFV

20/06/2017

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada o maior evento científico da América Latina, será realizada entre 16 e 22 de julho, em Belo Horizonte (MG), e contará com o apoio da UFV. No campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a 69ª edição da Reunião mostrará um panorama do que está sendo realizado na ciência no Brasil e oferecerá diversas atividades. O evento será aberto ao público e a entrada, gratuita.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, gestores e autoridades do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão de avanços em diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação desta 69ª edição prevê conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também serão realizadas a SBPC Jovem, exposição voltada para estudantes do ensino básico e para o público em geral; ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia; SBPC Cultura, apresentação de atividades artísticas regionais com discussões de temas relacionados à artes e à cultura; SBPC Afro Indígena, conferências e mesas-redondas que abordam esta temática, e, para encerrar o evento, uma edição do Dia da Família na Ciência. Na semana anterior à Reunião acontecerá a SBPC Educação, encontro com atividades direcionadas para a atualização de professores dos ensinos fundamental e médio.

Vale destacar que entre os temas debatidos nas conferências estarão Zika vírus: biologia estrutural e desenvolvimento de novos antivirais; Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental; O ingresso do Brasil no European Southern Observatory: um tremendo avanço para a astrofísica e as tecnologias associadas; Vinte anos de olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica e seus múltiplos desdobramentos; Tremores de terra e o novo mapa de ameaça sísmica do Brasil; Fritz Müller e a seleção natural – o príncipe dos observadores e Ancestralidade genômica e fenótipos morfológicos na população brasileira: implicações para as cotas ‘raciais’.

Já nas mesas-redondas, estão programadas discussões sobre A Amazônia e a sociedade brasileira; Biologia pós-genômica; Os desafios nacionais para conservação da biodiversidade; Atualidades sobre a síndrome do zika congênita; Efeito da luz artificial sobre o metabolismo: problemas e soluções; Ética em pesquisa nas humanidades: entre a regulamentação e a prática e Planejamento e política: o papel da universidade, entre outros.

As inscrições serão necessárias somente para aqueles que quiserem submeter trabalhos para apresentação no formato de pôster, frequentar minicursos ou, ainda, obter o material do evento e o certificado de participação geral. Todos os detalhes estão no site ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte.