Programa Redemoinhos e Neab Viçosa promovem seminário sobre saúde mental da população negra

14/06/2017

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) Viçosa e o Programa de Extensão Universitária Redemoinhos realizarão, na próxima segunda-feira (19), o seminário Saúde Mental da População Negra, na sala 6 do Centro de Ensino de Extensão (CEE), às 14h.

Aberto à comunidade, o seminário será conduzido pelas psicólogas Claudina Damasceno e Shenia Karlsson, do projeto Papo Preta do Rio de Janeiro, que desenvolvem uma abordagem da psicologia relacionada à questão racial.

Claudina Damasceno é mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-graduanda em gênero, sexualidade e direitos humanos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É membro do Grupo de Pesquisa Corporalidade, que possui como uma das temáticas o estudo da representatividade social e cabelo étnico, no Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Além de ter participado do Laboratório de Estudos da África (LeÁfrica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Shenia Karlsson é psicóloga clínica, pós-graduada pela PUC-Rio. Terapeuta sistêmica de família e de casais homoafetivos. É psicóloga e pesquisadora na prefeitura do Rio de Janeiro – Colônia Juliano Moreira, no programa de Moradias Terapêuticas, e participa como membro do Laboratório de Experiências Feministas Negras: Das Vidas às Teorias na organização não governamental Casa das Pretas.

Fonte: Matheus Freitas