Notícias

UFV inicia campanha sobre coleta seletiva solidária no campus Viçosa

02/06/2017

.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (PAD) da UFV, está lançando um e-book (anexo) sobre Coleta Seletiva Solidária na Universidade, com o objetivo de ampliar a coleta de resíduos recicláveis. 

Este guia é o marco inicial da campanha de estímulo à separação dos resíduos recicláveis gerados na UFV. O documento apresenta informações sobre os processos e procedimentos executados diariamente para segregação, disposição, coleta e correta destinação dos resíduos sólidos no campus Viçosa.

O e-book Coleta Seletiva Solidária ficará disponível em versão preliminar para consulta pública por 30 dias. Até o dia 5 de julho, toda a comunidade poderá enviar sugestões para melhoria do documento através do e-mail residuos@ufv.br, com assunto “Coleta Seletiva”.

Coleta Seletiva na UFV

A coleta seletiva de materiais recicláveis é realizada na UFV desde a década de 70 e foi amplamente divulgada durante os 20 anos de atuação do Projeto Reciclar (1995-2015). Entre os anos de 1994 e 2016, mais de duas mil toneladas de resíduos recicláveis foram destinados à coleta seletiva. Em 2011, os resíduos recicláveis passaram a ser destinados para as associações de catadores existentes em Viçosa, em cumprimento ao Decreto nº 5.940/2006, que estabelece a necessidade de Coleta Seletiva Solidária para órgãos da Administração Pública Federal como forma de auxílio na promoção social e inserção dos catadores no processo decisório de gestão de resíduos. Atualmente, os materiais recicláveis coletados pela UFV são destinados à Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare), que realiza a triagem e comercialização dos resíduos de forma independente. 

Novo padrão

A UFV está adotando novamente as cores de sacolas para facilitar a separação dos resíduos internamente e a identificação nas vias. O padrão passa a ser de sacolas azuis para resíduos recicláveis e sacolas pretas para rejeitos e orgânicos.

A Coleta Seletiva Solidária acontece em todo o campus de segunda à sexta-feira, de 11h às 17h. Os horários e pontos de coleta podem ser conferidos no site. Os resíduos não recicláveis devem ser dispostos após a coleta seletiva. 

Fonte: Divisão de Gerenciamento de Resíduos
Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial