Restaurante Universitário do campus Rio Paranaíba é inaugurado

31/05/2017

Mesma estrutura do RU de Rio Paranaíba será replicada nos campi Florestal e Viçosa

O campus Rio Paranaíba (CRP) inaugurou o seu Restaurante Universitário (RU) nessa segunda-feira (29). A obra com uma área total de 3.458,60 metros quadrados, estimada em R$ 7 milhões, será dividida em duas alas, uma para o oferecimento de refeições e outra para a realização de eventos acadêmicos. Além do RU, foi inaugurado ainda o cercamento da área que compõe o Projeto Urbanístico do CRP II, com o objetivo de trazer mais segurança para o campus.

Para o diretor do CRP, Frederico Garcia Pinto, a inauguração do RU representa “um salto para o campus” ao possibilitar que o estudante permaneça dentro do espaço universitário em período integral e não precise se deslocar à cidade para suas refeições. Ele também afirmou que a estrutura será utilizada para a realização de eventos, como semanas acadêmicas, e para o Setor Biopsicossocial, com salas para nutricionista, psicólogo, assistente social e técnico desportivo, “que ficarão bem acomodados dentro do prédio”. Frederico agradeceu a todos os envolvidos na construção do RU e manifestou ainda a “gratidão de toda a comunidade pelo empenho da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares em não ter medido esforços para alcançar recursos no Ministério da Educação, mesmo em momentos de dificuldades”.

O engenheiro João Antônio Forato, representante da Pró-Reitoria de Administração na solenidade, destacou que o RU “foi uma obra de grande desafio para a equipe de arquitetura e engenharia da UFV dada a sua característica industrial”. De acordo com ele, os materiais a serem empregados durante o projeto foram sendo modificados para atender às inovações tecnológicas e permitir que a estrutura continue funcionando futuramente com o menor custo de manutenção. “Mesmo com o período de restrição orçamentária, conseguimos balancear esses aspectos, entregar a obra do jeito que planejamos e estamos felizes com o resultado”, disse.

A reitora da UFV ressaltou que o RU “foi pensado e planejado para o bem-estar dos estudantes” e que “trará mais vida ao campus, porque os alunos poderão permanecer na Universidade utilizando as salas de aula, os laboratórios e a biblioteca”. Segundo ela, essa obra é um exemplo arquitetônico e civil que será replicado no campus Florestal e Viçosa, e demonstra o quanto “a UFV pensa a longo prazo" e é multicampi. Nilda Soares manifestou o desejo do RU ser inaugurado antes do encerramento do mandato do diretor Frederico Garcia, já que “a obra esteve sob o seu zelo e cuidado e ele sempre buscou que os recursos fossem utilizados da melhor forma possível”. A reitora agradeceu ainda a comunidade de Rio Paranaíba e destacou que o campus tem dado muito orgulho para a Universidade e que espera que “com toda garra e comprometimento essa bonita história continue sendo construída”.

A expectativa é de que o RU do campus Rio Paranaíba comece a oferecer refeições no segundo semestre deste ano, após o processo licitatório para escolha da empresa que prestará o serviço de alimentação. A estimativa inicial é que sejam servidas mil refeições diárias, dentre almoço e jantar.

Sabrina Areias – Fotos: Thamires Martins