Projeto do Laboratório de Restauração Florestal em parceria com a CBA é premiado em evento

15/05/2017

Da esq à dir, Aldo Lopes, Sebastião Venâncio, Christian Andrade, Rodrigo Barros e Elson Silva

O projeto Aplicação de bioindicadores de monitoramento em áreas restauradas, coordenado por Sebastião Venâncio Martins, professor do Departamento de Engenharia Florestal (DEF), foi premiado na categoria Preservação Ambiental no 19º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira. Promovida pela revista Minérios & Minerales e pelo Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), a premiação aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em Belo Horizonte, durante o VIII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta.

O trabalho é uma parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, e o Laboratório de Restauração Florestal (LARF) da UFV, a partir do convênio com a Sociedade de Investigações Florestais (SIF). A iniciativa é coordenada pelo professor Sebastião Venâncio, na UFV, e por Aldo Teixeira, na CBA. Aldo é ex-aluno de Engenharia Florestal da Universidade e relata que a conquista é um fator motivador para a continuidade dos trabalhos e mostra que “tudo está sendo desenvolvido da melhor forma, prezando pelo meio ambiente e pelas futuras gerações”.

O projeto premiado retrata as ações de restauração ambiental adotadas pela CBA nas áreas de mineração de bauxita que têm possibilitado a rápida recuperação da cobertura florestal nativa e o enriquecimento natural das áreas mineradas ao longo do tempo. Esses experimentos têm como principal meta a redução dos custos com a restauração de áreas mineradas e a sustentabilidade das florestas restauradas. O professor Venâncio destaca que a ação de avaliação e monitoramento de áreas restauradas por meio dos bioindicadores utilizados é inovadora no setor de mineração. “Poucos estudos desta natureza envolvem um conjunto tão grande de bioindicadores, o que é extremamente importante para traçar o perfil real da trajetória das áreas restauradas”, afirma.

Segundo o gerente das unidades Zona da Mata da CBA, Christian Fonseca de Andrade, as metas para continuidade do projeto são avaliar e monitorar novas áreas em restauração, incluir bioindicadores de apelo ambiental, implantar experimentos de restauração com tratamentos que visem à redução dos custos, e atingir a sustentabilidade nas áreas restauradas em um tempo mais curto do que o atual.

A edição 387 da revista Minérios & Minerales sobre o 19° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, com o destaque para o prêmio do projeto CBA/LARF-UFV, pode ser acessada na íntegra neste link.

Fonte: Sebastião Venâncio