Diretoria de Relações Institucionais realiza primeiro evento para dialogar com municípios

12/04/2017

O diretor de Relações Institucionais apresentou estratégias para fortalecimento de municípios

A recém-criada Diretoria de Relações Institucionais realizou seu primeiro evento, intitulado Universidade e Municípios: Diálogos de Governança. A iniciativa aconteceu na quarta-feira (12), no auditório da Biblioteca Central e no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), do campus Viçosa, e contou com a inscrição de mais de 30 municípios e a participação de 19 prefeitos, além de outros representantes municipais.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais, Alair Ferreira de Freitas, o evento teve os objetivos de construir mais uma ponte entre Universidade e municípios, por meio de um canal de diálogo institucionalizado, e elaborar uma pauta de desenvolvimento. A iniciativa buscou ainda “consolidar a criação da Diretoria e visibilizar o relacionamento que a Universidade está construindo com as administrações municipais”.

A programação contou com apresentação das pautas institucionais de várias organizações que intervêm no desenvolvimento dos municípios e um painel temático para discutir com as prefeituras temas como governança e gestão pública. Um dos destaques foi a rodada de parcerias, em que a partir de áreas finalísticas e de políticas públicas elencadas pela UFV, como educação, saúde, mobilidade urbana, saneamento, os municípios sinalizaram quais delas eram prioritárias para uma conversa individual com pesquisadores da Universidade. Esses encontros tiveram o intuito de possibilitar a apresentação de demandas pelas prefeituras e a oferta de soluções/projetos em parceria com a Universidade.

O prefeito de Guarani (MG) e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraíbuna (Ampar) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar), Paulo Neves, destacou que achou “muito interessante essa iniciativa porque a UFV sempre falou de ensino, pesquisa e extensão e agora está criando de forma inovadora, como sempre, um quarto pilar: a prestação de serviço”. O prefeito, que é também ex-aluno da Universidade, apontou que considera de “extrema importância a organização do evento principalmente no momento atual do país, em que cada vez mais aumentam as demandas dos municípios, mas os recursos para cumpri-las estão diminuindo”. Ele disse ainda que buscou fazer uma leitura geral dos debates promovidos para “levar as informações e a prestação de serviço da UFV para os 40 municípios que fazem parte da Ampar”.

O evento foi promovido pela Diretoria de Relações Institucionais em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS).

(Sabrina Areias - Fotos: Daniela Araújo)