Pró-Reitoria de Administração divulga levantamento sobre recursos hídricos na UFV

29/03/2017

Evolução das médias diárias de volume captado e comunidade acadêmica nos últimos 15 anos

A Pró-Reitoria de Administração apresentou, na última semana, um levantamento sobre os recursos hídricos na Universidade, em que demonstra que, apesar do aumento da população universitária, a UFV tem conseguido diminuir o volume de água captada ao longo dos anos, como demonstra a imagem ao lado.

A redução do consumo chegou a 30% ao volume captado em relação ao do ano de 2013, por exemplo, e foi alcançada a partir de ações como: instalação de hidrômetros em 50 unidades, do campus Viçosa; substituição dos destiladores por purificadores de água nos laboratórios; campanhas de busca de vazamentos e redução do consumo; instalações de válvulas redutoras de vazão em equipamentos hidrossanitários e de torneiras de acionamento automático; substituição do leito filtrante da Estação de Tratamento de Água (ETA) e adoção de fontes alternativas e de novos projetos de reutilização de água.

No entanto, como aponta o relato (arquivo anexo), desde 2012, são observadas reduções significativas de precipitação em várias regiões do país. Especificamente no Ribeirão São Bartolomeu, com bacia de contribuição aos pontos de captação de apenas 20 km², o período de estiagem persiste, com precipitações anuais acumuladas menores que a média histórica, a partir de 2014 (figura 2). Outro fator preocupante é que na comparação da precipitação acumulada no primeiro trimestre, os valores em 2017 são os menores da série histórica, desde 1998, indicando mais um ano com baixas vazões (Figura 3).

Diante desses dados, os autores do relato, engenheiros João Pimenta e Ulisses Bifano, destacam que “é importante continuar com as ações individuais e coletivas voltadas para a redução do consumo de água, sem se esquecer da importância de realizar ações ao longo de toda a bacia hidrográfica que permitam a revitalização da capacidade de produção de água em quantidade e com qualidade”. O documento completo está disponível no arquivo anexo.

(Fonte: Divisões de Água e Esgoto e de Gerenciamento de Resíduos)