UFV sedia lançamento do Prêmio Mares Guia

28/03/2017

Grupos de pesquisa da UFV já podem se candidatar ao Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, criado pelo Governo de Minas e concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A edição de 2017 foi lançada na Universidade, na sexta-feira (24), pelo presidente da Fundação e ex-reitor da instituição, Evaldo Ferreira Vilela. Também participaram do evento pró-reitores, diretores de centros de ciências e pesquisadores.

Em 2017, o Prêmio contemplará as modalidades Instituição/Empresa e Empresa/Jovem (empresas incubadas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spinoffs) com atuação em C&T, que tenham se distinguido na condução de estudos que contribuíram, de forma significativa, para o avanço do conhecimento científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Por pesquisa básica, segundo o regulamento do prêmio, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Para o presidente da Fapemig e ex-reitor da UFV, Evaldo Ferreira Vilela, as agências de fomento têm se esforçado para apoiar a inovação e a transferência de tecnologia, mas sem os recursos para a pesquisa básica não é possível gerar esta inovação. “Este prêmio demonstra a preocupação da Fapemig com os pesquisadores que identificam problemas da sociedade e miram no futuro, seguindo o exemplo do Marcos dos Mares Guia, que dá nome a esta premiação.

Marcos dos Mares Guia foi um médico e professor da Universidade Federal de Minas Gerais que se dedicou ao estudo de identificação dos mecanismos de ação das enzimas digestivas. As pesquisas deram origem à produção da insulina humana recombinante, o primeiro produto da moderna biotecnologia a ser comercializado no mundo, em 1990, e à Biobrás, uma fábrica produtora da insulina sintética. Mares Guia foi orientador da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Maria Goreti de Almeida Oliveira, que na cerimônia, representou a família do homenageado.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que a UFV já foi ganhadora do prêmio por duas vezes. Em 2016, na categoria Pesquisador, com a professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Elizabeth Pacheco Batista Fontes e, em 2015, na categoria Instituição/Empresa, com a equipe do Departamento de Fitotecnia que trabalha com Bioenergia. Para a reitora, há vários grupos de pesquisa que estão aptos a concorrer com grandes chances de sucesso. “A UFV tem tradição em pesquisas com grande potencial de aplicabilidade e muitos grupos que podem concorrer. É preciso se inscrever e participar. Este prêmio dá grande visibilidade à nossa Universidade”.

As inscrições estarão abertas até 2 de junho. Nesse ano, o prêmio será de R$30 mil em dinheiro, na soma das duas modalidades, e será entregue aos contemplados em cerimônia pública. Mais informações podem ser obtidas em www.fapemig.br/pt-br/premio.

(Divisão de Jornalismo)