Exame Celpe-Bras recebe inscrições até esta segunda

16/03/2017

Termina, nesta segunda-feira (20), às 23h59, o prazo de inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O estudante que perder este prazo só poderá realizar novo exame em outubro. A prova escrita acontecerá em 23 de maio, no Departamento de Letras, e a oral, nos dias 23, 24 e 25, do mesmo mês, em local a ser confirmado no campus Viçosa.

No Brasil, o certificado é exigido em processos de ingresso em cursos de graduação e de pós-graduação, bem como de validação de diplomas estrangeiros. Internacionalmente, é aceito como comprovante de competência na língua portuguesa. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação, é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. A UFV é um dos seus polos aplicadores desde 2015.

A participação no Celpe-Bras é voluntária e destinada a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa, com no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site do Inep, realizar o pagamento da taxa de inscrição, disponível neste link, até o dia 22 de março e entregar o comprovante de inscrição no Departamento de Letras.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail celipe.ufv@gmail.com. Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site http://portal.inep.gov.br/celpebras.

(Fonte: Lucas Tacchi)