Campus Florestal

Realizada a premiação dos melhores trabalhos apresentados no SIA e na Fecitec de 2016

16/03/2017

Entrada do Espaço Cultural \"Rui Saraiva\"

Foi realizada na noite de ontem, dia 15, no Espaço Cultural “Rui Saraiva”, em Florestal, a cerimônia de entrega do Prêmio “Arthur Bernardes” aos autores dos melhores trabalhos apresentados na sétima edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) e na terceira edição da Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec), realizadas no Campus UFV-Florestal, nos dias 19 e 20, e no dia 22 de outubro de 2016, respectivamente, como parte da programação da 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia de 2016, que abordou o seguinte tema: “Ciência alimentando o Brasil – Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?”.

Os dois eventos também congregaram a 12ª Feira de Ciências da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF) e a 5ª Feira de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi reunir os eventos acadêmicos científicos do Campus UFV-Florestal e integrá-los às comunidades da região.

A cerimônia começou com a apresentação de vários números musicais pelo músico Gleidson Andrade e sua banda. Em seguida, a servidora Gláucia Pinto e Porto, da Diretoria de Extensão e Cultura, responsável pelo cerimonial, convocou as seguintes autoridades para compor a mesa de honra do evento: o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus UFV-Florestal e coordenador do SIA/2016, professor Marco Antônio de Oliveira, que representou o diretor geral do Campus, professor Antônio Cézar Pereira Calil; o professor Guilherme Pussieldi, que representou o diretor de Extensão e Cultura do Campus, professor Adilson de Castro Antônio; o diretor de Ensino do Campus, professor Diego Antônio França de Freitas; o chefe do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus e coordenador da Fecitec/2016, professor Eduardo França Castro; o Sr. Wladimir Tadeu Silveira Coelho, assessor da Subsecretaria de Educação Básica do Estado de Minas Gerais; o Sr. Webster Silvino de Oliveira, superintendente da Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais; a Sra. Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão, superintendente da Regional de Ensino de Pará de Minas; o Sr. Otoni Alves de Oliveira, prefeito municipal de Florestal; e o professor Wanderson Ferreira de Souza, chefe do Iinstituto de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus UFV-Florestal.

Após a formação da mesa de honra, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, seguido dos discursos do professor Marco Antônio de Oliveira; do professor Eduardo França Castro; e do Sr. Wladimir Tadeu Silveira Coelho. Em seguida, teve início a entrega das premiações dos trabalhos classificados no 7º SIA e na 3ª Fecitec, sendo que, nesta última, os seguintes trabalhos foram contemplados com bolsas de iniciação científica BIC Júnior, CNPq e Fecitec/UFV: “O Poder do Inhame”, “Produção de Bioplásticos a partir do amido extraído da casca da mandioca”, “Conservação de Frutas” e “ECOAPP: Plataforma Sustentável”. Além de receber essa premiação, o trabalho intitulado “Conservação de Frutas” também foi escolhido para ser apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), que será realizada no período de 20 a 24 deste mês, em São Paulo.

Alguns flagrantes do evento poderão ser conferidos nas fotos estampadas na notícia. Todos os trabalhos premiados estão relacionados nos anexos abaixo.

Clique aqui para visualizar as fotos da premiação.

Por Campus UFV-Florestal/Fernando Faria

Mesa que presidiu a cerimônia de premiação

Autoridades que prestigiaram o evento

Alguns dos prẽmios que foram entregues