Aspuv realiza série de atividades relacionada ao mês da mulher

07/03/2017

Nesta quarta-feira (8), será celebrado o Dia Internacional da Mulher e, para debater os desafios e o espaço que ela ocupa na atualidade, a Seção Sindical dos Docentes (Aspuv) promoverá duas rodas de conversa abertas ao público em sua sede. A primeira, às 8h30, desta quarta (8), falará sobre a mulher na UFV, com discussões sobre questões como assistência às mães e presença de professoras na Universidade. Já a segunda acontecerá no dia 22, no mesmo horário, e tratará sobre a saúde da mulher, abordando assuntos como as doenças sexualmente transmissíveis e prevenção a doenças femininas.

Além das rodas de conversa, haverá uma programação intensa relacionada à mulher ao longo do mês. Dando continuidade à série Aspuv Debate serão realizadas quatro palestras. No dia 17, a professora do Departamento de Direito da UFV Roberta Freitas Guerra tratará sobre Mulher e a reforma da Previdência. No dia 20, a presidente do Instituto da Mulher Negra - Geledés e integrante da Agência Patrícia Galvão, Maria Sylvia Oliveira, estará em Viçosa para abordar o assunto Mulher e Racismo. Uma semana depois, no dia 27, será a vez da professora da UFMG Simone Wajnman falar sobre Mulher e Mercado de Trabalho. No dia 31, a palestra da professora da UNB Tânia Mara Campos de Almeida discutirá o tema Violência Contra a Mulher. Todas as atividades serão abertas ao público, na sede da Aspuv, a partir das 18h, exceto a primeira palestra, que está marcada para as 17h.

Atividades Culturais

Em março, a Aspuv também preparará atividades culturais tendo a mulher como protagonista. A partir do dia 8 até o fim do mês, a sede da seção sindical recebe uma exposição de fotos sobre a história da mulher na UFV. São imagens que retratam o início tímido delas na Universidade até os dias atuais, com a presença feminina mais forte.

No dia 11, a Aspuv, com a Divisão de Assuntos Culturais e o Vijazz, traz a Viçosa um show internacional. A cantora norte-americana de blues, Whitney Shay, se apresentará no palco do Espaço Fernando Sabino.

A já tradicional Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar – Quintal Solidário, que acontece às quartas, na sede da Aspuv, a partir das 17h, também contará com edições temáticas em março. Suas atividades culturais serão relacionadas a mulheres, tendo, por exemplo, apresentação de cantoras.

(Fonte: Aspuv)