Campus Viçosa gradua estudantes dos centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas

30/01/2017

De uma cerimônia que tem como objetivos encerrar e celebrar os vários anos em que os estudantes passaram cursando suas graduações, só é possível esperar lembranças, agradecimentos e muita alegria. Foi assim, com chave de ouro, que cerca de 430 estudantes de 24 cursos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) fecharam a segunda formatura de janeiro de 2017 do campus Viçosa, na noite da última sexta-feira (27). Igual à semana passada, a Sessão Solene de Colação de Grau aconteceu no Espaço Multiuso e foi acompanhada por centenas de pessoas, como mostra o vídeo no Facebook da UFV.

Antes de receberem seus diplomas, os formandos tiveram tempo para pensar no passado, com o discurso da oradora Mariana de Carvalho Albino, do curso de Engenharia de Alimentos, e se comprometerem profissionalmente com o futuro, ao realizarem o juramento conduzido por Gabriella Mageste da Silva, da Agronomia.

O paraninfo da turma, o ex-reitor da Universidade Luiz Cláudio Costa, não pôde participar da cerimônia, mas pediu que o professor do Departamento de Química Luiz Cláudio de Almeida Barbosa o representasse. Em seu discurso, lido pelo professor Luiz Cláudio Barbosa, o paraninfo destacou: “estamos juntos nas mesmas vibrações de alegria e desejos de todo o sucesso pessoal e profissional para cada um de vocês”. Em sua mensagem, Luiz Cláudio Costa também abordou o tratado de Tomás de Aquino sobre as virtudes, que inclui a gratidão. De acordo com o paraninfo, o agradecimento dos formandos aos familiares, à UFV e à sociedade deve ser transformado em retribuição. “Como cidadãos, retribuam trabalhando para que tenhamos um país e um mundo mais justos”, disse.

Além da homenageada geral, a doceira Doriane Rafael Silva, a mãe da estudante do Bacharelado em Cooperativismo Elissa Maciel de Souza Rocha, Denise Maciel de Souza, recebeu uma placa por representar os pais de todos os formandos.

Os estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos receberam medalhas Presidente Bernardes, de honra ao mérito. As de ouro foram entregues à Beatryz Cardoso Mendes (Engenheira Civil) e Izailda Barbosa dos Santos (Engenheira Agrônoma). Já as de prata foram distribuídas para três formandos do CCA e 12 do CCE.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu aos familiares e amigos que acompanharam e ajudaram os estudantes durantes os anos da graduação e saudou os formandos, por ajudarem a construir a história da UFV, que, em agosto de 2016, completou 90 anos. A reitora também pediu, entre outros, que os novos profissionais não tenham medo do futuro, pois estão preparados para enfrentá-lo. “Façam a diferença onde quer que estejam. Vocês estão se formando em uma das melhores universidades do país, para serem profissionais exemplares”.

Vale lembrar que a Sessão Solene de Colação de Grau foi acompanhada pelos integrantes dos conselhos superiores e das autoridades da UFV e da cidade. As fotografias do evento estão disponíveis em goo.gl/NVTo2k e no Facebook da UFV.

(Divisão de Jornalismo)