Formandos participam das primeiras aulas da saudade

17/01/2017

Faltavam ainda 15 minutos para as primeiras aulas da saudade começarem a acontecer, nesta terça-feira (17), quando a formanda Mirele Lopes da Silva, do curso de Bioquímica, entrou no Pavilhão de Aulas I (PVA). Ela foi a primeira estudante a entrar ali. O motivo da antecedência? O mesmo que a maioria sente nesta época: ansiedade. “Não consegui nem dormir direito”, contou. Sobre a emoção do momento não soube definir com palavras, mas o sorriso acabou por revelar a alegria de ter estudado na UFV e a disposição que está em encontrar o melhor caminho profissional para a sua vocação. Caminho, por sinal, que terá influência de muitas pessoas, dentre elas a do José Humberto de Queiroz, o “Zé”, que a turma da Mirele escolheu para ser o professor da Aula da Saudade.

A razão da escolha, segundo a formanda, foi o companheirismo, a amizade e a disposição do professor em ajudar nas dificuldades: “ele foi além da relação professor/aluno”. A justificativa emociona José Humberto, atualmente chefe do Departamento de Bioquímica, e, ao mesmo tempo, reforça o entendimento de que vem cumprindo a missão de professor, que, em sua opinião, “deve se preocupar com os alunos como um todo e não somente na sala de aula”. Afinal, no caso do curso de Bioquímica, eles ficam cinco anos, e “é preciso pensar sempre no que fazer para que sejam felizes”. O professor comparou a homenagem à Bola de Ouro, recebida, em dezembro, pelo jogador de futebol português Cristiano Ronaldo; “só que sem os dólares”, brincou. A exemplo do jogador que recebeu outras bolas de ouro, José Humberto também já havia sido homenageado outras vezes ao longo de seus 24 anos de UFV.

Na última aula para a turma de 2012, o professor promoveu risadas ao exibir fotos dos então calouros, tendo como fundo musical o tema do filme Carruagens de Fogo. Mas ele também provocou reflexões mais sérias colocando como tema central de sua aula a greve, que quase impediu a realização da formatura em janeiro. José Humberto fez um histórico do movimento grevista no mundo, no Brasil e na UFV e, a partir de alguns fatos representados em imagens no telão, mostrou a dicotomia em que se encontra o país. A pincelada pela história foi para desejar aos futuros bioquímicos que “façam as suas próprias greves” e para lembrá-los que “se transformarem, mudarão o mundo”. O professor avisou: “se querem um país sem corrupção, sejam honestos; deem o exemplo”. E, por fim, propôs um brinde e desejou: “sejam felizes, é o que merecem na vida”.

Mudanças
Quatro anos depois de chegar ao PVA para assistir as primeiras aulas como caloura de Ciências Sociais, a agora formanda Larissa Silva Carneiro contou que a sensação da “última” entrada no Pavilhão foi “um momento de muita alegria e, ao mesmo tempo, de nervosismo por não saber o que vem pela frente. Mas foi também um sentimento de coragem para o novo, para a mudança”.

Larissa veio da pequena cidade de Laranjal (MG), aos 16 anos, repleta de expectativas com relação ao curso, que, em sua avaliação, foram correspondidas. Hoje, aos 20 anos, considera sua visão de mundo totalmente diferente e muito melhor daquela de quando entrou no PVA pela primeira vez. “Hoje, vejo o mundo de uma forma menos preconceituosa. Faço mais análises e tenho uma visão mais reflexiva e crítica que não tinha antes. Hoje, escuto uma música, por exemplo, e tento entender o que ela me diz. Antes, as coisas passavam despercebidas pela minha vida. Atualmente, tento sempre tirar um aprendizado e vejo que as Ciências Sociais me proporcionaram este instrumento”.

Os colegas Marco Castro e Maria José de Paula Gomes, que aguardavam com Larissa o começo da Aula da Saudade do curso de Ciências Sociais, ministrada pela professora Daniela Alves, também compartilharam da ideia de que entre a primeira e a “última” aula no PVA houve muitas mudanças na forma de enxergarem o mundo. Maria José comentou que está saindo bem satisfeita da UFV: “entrei para ter uma formação e estou saindo com uma transformação na minha vida”.

Nas fotografias, registros das aulas de Bioquímica (fotos de cima), da Pedagogia, com a professora Esther Giacomini Silva, e da Administração, com o professor Alan Ferreira de Freitas. Elas também aconteceram na manhã desta terça, no PVA.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)