Referência internacional em treinamento desportivo ministra curso na UFV

01/12/2016

Isabel ofereceu perspectiva diferenciada sobre processo de aprendizagem de técnicos de futebol

Uma das mais conceituadas estudiosas europeias no campo da pedagogia desportiva, a professora Isabel Mesquita, da Universidade do Porto (Portugal), ministrou, esta semana, no campus Viçosa, o curso Coaching e Formação de Treinadores. A pesquisadora portuguesa, que nos próximos dias também oferecerá atividade de capacitação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), falou a um público de aproximadamente cem pessoas, entre técnicos, profissionais do futebol, estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

O evento, que aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro no auditório do Centreinar, integrou o V Soccer Experience – realização do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef), do Departamento de Educação Física da UFV. A iniciativa já se consolidou entre os mais representativos espaços nacionais de discussão das práticas futebolísticas, trazendo a Viçosa grandes nomes do esporte para oferecer experiências e atualizar conhecimentos. “Buscamos promover a interlocução entre o meio acadêmico e aqueles que exercem a profissão, além dos alunos que estão em processo de formação”, explica o professor da UFV Israel Teoldo da Costa, organizador do Soccer Experience.

Doutora em Ciências do Esporte e autora de publicações sobre o tema, a professora Isabel ofereceu uma perspectiva diferenciada sobre o processo de aprendizagem por parte de técnicos de futebol. “Ser treinador não é só dominar os conhecimentos da modalidade. É preciso saber lidar com os atletas, resolver conflitos, negociar e mediar situações complexas. Tudo isso pode ser aprendido”, explicou.

Quem esteve presente também ficou satisfeito com o curso. O treinador da equipe sub-16 do Botafogo (RJ), Tiago Abrejo, ressaltou a importância das reflexões da pesquisadora. “Estar diante de uma das nossas referências na literatura é um privilégio. O clube onde trabalho, o Botafogo, me ofereceu essa possibilidade e não pensei duas vezes”, destacou. Na mesma perspectiva, o analista de desempenho do Atlético Paranaense, Lucas Oliveira, disse ser “uma excelente ocasião para aprimorar conhecimentos na área de gestão e técnicas”.

Além do curso com a professora, o evento também teve a publicação de trabalhos acadêmicos por estudantes de mestrado e doutorado da UFV.

(Marcel Angelo)