Estudantes são agraciados em Prêmio Minas de Economia

24/11/2016

Dois estudantes da UFV foram os vencedores do XXVIII Prêmio Minas de Economia, realizado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon MG). Rosimere Miranda Fortini (segunda da esq. para a dir. na foto) e Victor Medeiros terminaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar. A premiação ocorreu na última quinta-feira (17), na sede do Banco, em Belo Horizonte (MG).

Rosimere foi premiada com o trabalho Construção e Análise do Índice de Desenvolvimento Rural para as Mesorregiões Norte e Jequitinhonha do Estado de Minas Gerais, desenvolvido com a orientação da professora do Departamento de Administração Suely de Fátima Ramos Silveira (quarta da esq. para a dir. na foto). O objetivo foi desenvolver e analisar um Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) para as mesorregiões Norte e Jequitinhonha de Minas Gerais. Os dados foram coletados em 17 municípios visitados, por meio de 216 agricultores familiares entrevistados, e o IDR sintetizou quatro indicadores, considerando as dimensões social, econômica, ambiental e apropriação tecnológica.

O resultado principal mostrou que os indicadores se concentraram em níveis baixos, sendo necessária a atuação do governo em todas as dimensões analisadas para que um número maior de agricultores familiares alcance níveis de desenvolvimento rural mais elevados. A análise do Índice, então, forneceu informações relevantes para decisões relacionadas a políticas públicas e indicou a necessidade da efetiva atuação governamental – seja concedendo subsídios, incentivos, crédito e assistência técnica –, de modo a consolidar o desenvolvimento rural sustentável nas mesorregiões Norte e Jequitinhonha.

De acordo com Rosimere, o prêmio foi uma oportunidade de divulgar seu trabalho, “fruto de muito esforço e dedicação”. Ter esse reconhecimento, segundo ela, traz felicidade e a certeza de que está no caminho certo, além de ser um estímulo para continuar se empenhando nos estudos e pesquisas e no retorno que eles podem dar para a sociedade.

Victor foi premiado com o trabalho O Processo de Modernização da Infraestrutura Econômica Brasileira: externalidades sobre os investimentos e a competitividade. Além dele, também foram agraciados os estudantes Luís Gustavo Nascimento de Paula, da Universidade Federal de Uberlândia, que ficou com o terceiro lugar, e Felipe Vieira Ferreira de Moura, da PUC Minas, que recebeu uma menção honrosa.

Vale destacar que o objetivo principal do Prêmio Minas de Economia é alinhar a prática acadêmica aos desafios da realidade do desenvolvimento socioeconômico no estado.

Em breve, os trabalhos vencedores estarão disponíveis no site do BDMG.

(Fonte e foto: Divulgação/BDMG)