CNPq lança 14° edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

08/11/2016

Estão abertas, até 10 de março de 2017, as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Seu objetivo é estimular bolsistas de IC e IT, cujos relatórios finais se destaquem pela relevância e qualidade, e as suas instituições.

Podem participar bolsistas que desenvolveram projetos entre 1º de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016, independentemente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período.

As categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica serão divididas pelas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.

Podem concorrer na categoria Mérito Institucional, os participantes do Pibic com bolsistas inscritos no Prêmio. A instituição agraciada receberá um troféu, passagem aérea e hospedagem de seu dirigente para participação na 69ª Reunião da SBPC.

As coordenações do Pibic e Pibit das universidades e das instituições de pesquisa devem indicar, por e-mail, para concorrer à etapa nacional, até seis bolsistas de IC e IT do CNPq (três por categoria, sendo um por cada grande área de conhecimento) que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no segundo semestre de 2016.

O resultado será anunciado pelo CNPq até 19 de maio de 2017, no site www.destaqueict.cnpq.br, que também disponibiliza mais informações sobre a premiação.

(Fonte: CNPq)