Ocupação do Edifício Arthur Bernardes é tema de reunião com gestores da UFV

21/10/2016

Os chefes de departamentos, diretores de centros e pró-reitores estiveram reunidos com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, na tarde dessa quinta-feira (20), no prédio da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). A pauta da conversa foi a ocupação do Edifício Arthur Bernardes por um grupo de estudantes da Universidade desde a madrugada do dia 18.

A reitora relatou aos gestores a cronologia dos acontecimentos e os informou sobre a participação dela na assembleia dos estudantes, nessa quarta, e sobre o diálogo que sua administração vem mantendo com o grupo. Além disso, deu orientações sobre como devem proceder em casos de demandas emergenciais, que tradicionalmente seriam atendidas pelos setores que funcionam no Edifício Arthur Bernardes, cujo acesso está impedido.

A professora Nilda informou também que, nesta sexta-feira, haverá a terceira sessão da reunião do Conselho Universitário (Consu) – convocada desde o último dia 17 –, em que será colocada a deliberação sobre a discussão da ocupação dos estudantes e o posicionamento da instituição no que diz respeito à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241.

Durante a reunião, alguns professores registraram sua opinião sobre a ocupação e sugeriram ações, como a realização de debates sobre a PEC 241. Os diretores de centros - Rubens Alves de Oliveira (CCA), Maria Goreti de Almeida Oliveira (CCB), Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá (CCE) e Maria das Graças Soares Floresta (CCH) – relataram sobre a conversa que tiveram na tarde dessa quinta com dois representantes do movimento, que acontece não apenas na UFV, mas em mais de 20 universidades públicas do país.

(Divisão de Jornalismo)