Estudantes se destacam em premiação da Sociedade Brasileira de Micologia

19/10/2016

Dois estudantes da UFV foram agraciados com o prêmio Augusto Chaves Batista 2016 e um recebeu Menção Honrosa durante a cerimônia de encerramento do VIII Congresso Brasileiro de Micologia, ocorrido entre os dias 3 e 6 de outubro em Florianópolis (SC). A honraria é conferida a cada três anos pela Sociedade Brasileira de Micologia, com o objetivo de premiar os melhores trabalhos de pesquisa científica em Micologia em três categorias: Graduação, Mestrado e Doutorado/Pós-doutorado. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por seis professores de diferentes instituições do país.

Das três categorias, a premiação de duas foi conferida a estudantes da UFV. Fábio Alex Custódio obteve o primeiro lugar na categoria Graduação, com o trabalho Filogenia, identificação e patogenicidade de espécies de Botryosphaeriaceae associadas à morte-descendente em Annonaceae no Brasil. Athus Diego Azevedo Silva também ficou em primeiro lugar na categoria Mestrado, com a pesquisa Reavaliação taxonômica de Pseudoidium anacardii (Erysiphales) no Brasil. André Luiz Firmino recebeu Menção Honrosa e segundo lugar na categoria Doutorado/Pós-doutorado, com o trabalho Coevolução filogenética de fungos do gênero Asterina (Asterinaceae/Asterinales) e plantas hospedeiras. Os três estudantes são orientados pelo professor Olinto Liparini Pereira, do Departamento de Fitopatologia da UFV.

Nas fotos, da esq. para dir., registros do Fábio Custódio, Athus Silva e André Firmino.

(Fonte: Sara Moreira)