Campus Viçosa sedia IV Seminário de Iniciação à Docência

17/10/2016

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) dos campi Viçosa e Florestal se reuniram, na última semana, para discutir a formação e a prática docente. Eles participaram do IV Seminário de Iniciação à Docência, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino do campus Viçosa.

Entre mesas-redondas, socializações de vivências e oficinas formativas, o público teve a oportunidade de acompanhar a palestra A prevenção da indisciplina em sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?, ministrada pelo pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, Luciano da Silva (foto abaixo). Ele surpreendeu aqueles que acharam que o foco seria no comportamento do aluno quando disse que algumas atitudes do professor também estimulam a indisciplina dentro da sala de aula. Para promover um ambiente equilibrado e propício para o ensino e o aprendizado, o pró-reitor adjunto citou algumas ações, como integrar regras de forma explícita em um sistema de trabalho desde o início do ano e comunicar as regras de maneira clara, permitindo que os alunos conheçam as expectativas do professor, entre outras. Luciano também destacou que os licenciandos não devem entender a palestra como uma receita, mas como um incentivo para usarem teorias, práticas e pesquisas para descobrirem suas próprias maneiras de dar aula. E finalizou: “é um erro acreditar que um professor que só tem teorias será um bom professor. E também é um erro imaginar que você pode ficar 15 ou 20 anos em uma escola repetindo as mesmas práticas. Elas têm que ser constantemente atualizadas de acordo com aquilo que você lê. Estudem”.

O coordenador institucional do Pibid, o professor do Departamento de Física Oderli de Aguiar, disse que o evento anual é propositadamente programado para a semana em que se comemora o Dia do Professor (15 de outubro) e tem como objetivo principal proporcionar reflexões sobre o compromisso dos educadores enquanto agentes de transformação social. De acordo com ele, atualmente, o Programa conta com 482 bolsistas em Viçosa e Florestal e promove atividades em cerca de 30 escolas públicas das localidades.

Segundo Oderli, o Pibid, consolidado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, produz melhorias “indiscutíveis” na formação dos licenciandos e se fortalece cada vez mais, apesar de obstáculos como os decorrentes das medidas de ajuste fiscal do governo federal. Ele destacou que os estudantes participantes da iniciativa devem se considerar privilegiados por comporem os 2% dos egressos do ensino médio que, sensíveis à causa da educação, se graduarão na “mais nobre das profissões”: a de educador. O coordenador pediu que os estudantes se preparem da melhor maneira possível para o desafio de transformar o mundo por intermédio da transformação das pessoas.

Ordeli também não deixou de agradecer à administração superior da Universidade, às superintendências regionais de ensino, às secretarias municipais de educação e às diretorias das escolas públicas envolvidas com o Programa, bem como as coordenadoras de gestão do Pibid – Leci de Moura e Dias, Marli dos Santos e Rosana Pimenta – e outros colaboradores da Universidade na organização do Seminário.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares afirmou que não tem dúvida em relação à importância dos cursos de licenciatura dentro das universidades e da necessidade de fazer com que a sociedade reconheça os profissionais que eles formam. Um dos maiores valores do Pibid, para ela, está na oportunidade que dá aos licenciandos de estarem no seu campo de trabalho real, dentro das escolas. “Agradeço cada um de vocês, que estão nesse caminho”.

Vale destacar que o evento também contou com a participação da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira; da secretária municipal de Educação de Viçosa, Melide Moreira, e da diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova (MG), Josiane de Castro, que parabenizaram as ações do Programa e disseram que é um privilégio poder contar com a participação dos bolsistas.

As fotografias do evento estão disponíveis em goo.gl/photos/dbRKrcPLVJLmP3ya6.

(Divisão de Jornalismo)