Campus Florestal

Trabalho de IC e TCC da UFV-Florestal é publicado em Anais da SBPO

14/10/2016

Orientando do professor Marcus Henrique Soares Mendes em Iniciação Científica (IC) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o estudante de Ciência da Computação Romulo Neves Martins – formado em julho de 2016 – apresentou artigo proveniente de tais trabalhos no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO). O evento aconteceu de  27 a 30 de setembro deste ano, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória-ES.

Na ocasião, Rômulo apresentou o artigo Algoritmo genético para o problema do despacho econômico de energia elétrica com incertezas, o qual foi publicado no SBPO, classificado pela Capes como Qualis B4 na área de Ciência da Computação.  Conforme o professor Marcus Mendes, o trabalho propõe a versão Robusta do Problema do Despacho Econômico de Energia Elétrica (RPDEEE), na qual são consideradas incertezas paramétricas, o que é de possível ocorrência na prática.

Conforme explica o professor, “a presença das incertezas pode alterar o valor da função objetivo a ser otimizada, bem como os valores das funções de restrição, assim, as soluções encontradas podem ser tornar inviáveis e/ou com custos indesejáveis”. Após os experimentos, as soluções robustas mostraram “valores da função objetivo melhores que os das soluções nominais perturbadas”, conclui Marcus Mendes.

Vale ressaltar que o SBPO é organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), a qual foi fundada em 1969 e, desde então, tem reunido a maioria dos profissionais da PO no Brasil, tanto nas universidades como nas empresas e em diversos órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. A SOBRAPO organiza simpósios anuais e, este ano, está em sua 48ª edição, cuja média é de 500 participantes por evento. As comunicações aceitas após criteriosa avaliação pelos pares, se apresentadas no Simpósio, são publicadas nos Anais do SBPO.

Clique aqui para acessar o artigo.

Por ACS UFV-Florestal/Fernanda Pessoa (Fonte: Marcus Henrique Soares Mendes)